Francisco pede ao bispos que apoiem os fiéis para assumirem responsabilidades e ministérios para a renovação e crescimento da Igreja
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O Papa Francisco recebeu nesta sexta-feira, 14, os bispos da Conferência Episcopal da República Tcheca, que realizam a tradicional Visita ad Limina.
Francisco pediu aos bispos que possibilitem aos fiéis um verdadeiro conhecimento de Jesus Cristo, por meio de uma sólida preparação aos Sacramentos e a participação ativa na liturgia. O Papa reforçou também, a necessidade de um empenho por uma formação religiosa e adequada nas escolas.
“Não pode faltar, de vossa parte, uma abertura vigilante e corajosa aos novos impulsos do Espírito Santo, que distribui seus dons e leva os fiéis leigos a assumirem responsabilidades e ministérios para a renovação e crescimento da Igreja”, alertou o Papa.
O Santo Padre recordou as dificuldades vividas pela Igreja na República Tcheca, por muito tempo oprimida por regimes fundamentados em ideologias contrárias à dignidade e a liberdade humana. E destacou que atualmente os desafios são o secularismo e o relativismo.
“É, portanto, necessário, ao lado do incansável anúncio do Evangelho, um diálogo construtivo com todos, mesmo aqueles que estão longe de qualquer sentimento religioso”, destaca.
O Pontífice pediu atenção à Pastoral familiar, destacando a importância das presenças das famílias cristãs para a renovação da sociedade.
“Como não ver então a importância da presença dos católicos na vida pública, bem como nos meios de comunicação? Depende deles a garantia de que haja uma voz de verdade sobre os problemas atuais e se possa perceber a Igreja como aliada do homem, a serviço de sua dignidade”, conclui o Papa.
Francisco encerrou o encontro pedindo orações por seu ministério e agradeceu a presença dos bispos.