Não há futuro para um povo sem encontro de gerações, diz Papa

Francisco fez homilia destacando importância do encontro entre jovens e idosos, essencial para o futuro de um povo

Jéssica Marçal
Da Redação

Francisco fala da necessidade de encontro entre jovens e idosos para o futuro de um povo / Foto: Reprodução CTV

Francisco fala da necessidade de encontro entre jovens e idosos para o futuro de um povo / Foto: Reprodução CTV

Papa Francisco celebrou a Santa Missa neste domingo, 28, por ocasião da Jornada dos Idosos no Vaticano. Em sua homilia, ele destacou a riqueza do encontro de gerações, do aprendizado que se pode obter em um caminho de encontro entre jovens e idosos.

Acesse
.: Íntegra da homilia

Baseando-se na leitura do Evangelho, Francisco destacou a figura de Maria e o aprendizado que ela obteve de Isabel e Zacarias, já idosos. Sabendo da gravidez de Isabel, Maria foi visitá-la para ajudá-la e, sobretudo, aprender com ela a sabedoria da vida. Eis um encontro que, segundo o Papa, é fundamental para o futuro de um povo.

“Não há futuro para um povo sem este encontro entre as gerações, sem os filhos receberem, com gratidão, das mãos dos pais, o testemunho da vida. E, dentro desta gratidão a quem te transmitiu a vida, entra também a gratidão ao Pai que está nos céus”.

Francisco explicou que, às vezes, há gerações de jovens que sentem a necessidade de serem autônomos, “libertando-se” do legado deixado por gerações anteriores, o que parece um momento de “adolescência rebelde”. Mas se depois o encontro com essas gerações mais idosas não é recuperado, o resultado é um empobrecimento para o povo e o que prevalece é uma liberdade falsa.

O Santo Padre concentrou-se, então, no exemplo da Virgem Maria, que soube ouvir e acolher tudo em seu coração. Ela enriqueceu o seu espírito jovem com a sabedoria de Isabel e Zacarias, que eram especialistas da fé e da esperança que vem de Deus.

“É disto que o mundo tem necessidade, em todo o tempo. Maria soube ouvir aqueles pais idosos e cheios de enlevo, aprendeu com a sabedoria deles, e esta revelou-se preciosa para Ela, no seu caminho de mulher, de esposa, de mãe”.

Esse é o caminho indicado por Maria, disse o Papa: o encontro entre jovens e idosos. Para Francisco, esse é o caminho do futuro de um povo: a força dos jovens e a sabedoria dos idosos.

A Missa presidida por Francisco foi concelebrada por cem padres idosos provenientes de várias partes do mundo.

Leia também
.: Em encontro com avós, Papa alerta sobre abandono de idosos
.: Idosos partilham a Palavra e testemunhos na Praça São Pedro 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo