Em audiência privada

Fundador do Caminho Neocatecumenal é recebido pelo Papa

O Caminho Neocatecumenal (ou Neocatecumenato) é um itinerário de formação cristã, iniciado na Espanha em 1964

Da redação, com News.va

neocatecumenal_fundador

Kiko Argüello, fundador do Caminho Neocatecumenal / Foto: Arquivo

Em audiência privada nesta sexta-feira, 5, o Papa Francisco recebeu o fundador e responsável internacional do Caminho Neocatecumenal, Kiko Argüello.

Segundo nota enviada pelo movimento, a audiência se desenvolveu em um clima muito cordial, e o Santo Padre voltou a expressar sua gratidão pelo trabalho que esta iniciação cristã de adultos realiza na Igreja. Por sua vez, o Pontífice acolheu com alegria a possível celebração de um encontro com famílias, comunidades e sacerdotes do ‘Caminho’ para falar do missionarismo da Igreja e do Caminho Neocatecumenal (precisamente uma das características próprias deste carisma).

Além disso, Argüello solicitou ao Santo Padre o envio de novas “comunidades em missão” em Roma para ir a regiões descristianizadas das periferias e ajudar as paróquias que se encontram em dificuldade.

Bento XVI enviou, em 10 de janeiro de 2009, por ocasião dos 40 anos do ‘Caminho’, as primeiras 14 “comunidades em missão”, em uma celebração na Basílica de São Pedro.

O Caminho Neocatecumenal (ou Neocatecumenato) é um itinerário de formação cristã, iniciado na Espanha em 1964, por iniciativa do pintor Francisco José Gómez Arguello (Kiko Argüello) e de Carmen Hernández, como resposta às novas diretrizes trazidas pelo Concílio Vaticano II. O objetivo consistia em abrir um caminho espiritual concreto de iniciação, renovação e valorização do sacramento batismal, que permitisse ao catecúmeno descobrir o significado concreto de ser cristão. Mais tarde se uniria a eles o sacerdote Mario Pezzi.

No Brasil, 9 mil comunidades são ligadas ao Caminho Neocatecumenal.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo