Francisco fala da responsabilidade social do futebol

Santo Padre encontrou-se, hoje, com jogadores e dirigentes de dois times de futebol italiano, momento em que destacou o futebol como um fato social

Jéssica Marçal
Da Redação

papa_futebol

Comportamento dos jogadores têm reflexos, seja para o bem ou para o mal, alertou Francisco / Foto: Arquivo

Entre os inúmeros compromissos do Papa Francisco, nesta sexta-feira, 2, esteve a audiência com jogadores e dirigentes dos times de futebol Fiorentina e Napoli, além dos membros da Federação Italiana de Futebol.

Em seu discurso, o Santo Padre destacou a responsabilidade social do futebol, incluindo a postura dos jogadores dentro e fora de campo. Isso tendo em vista que, em vários países do mundo, o futebol é um fato social.

Francisco contou que, por várias vezes, foi ao estádio quando era criança e tem boas recordações dessa época, momentos alegres, aos domingos, junto com os familiares. Ele manifestou seu desejo de que o futebol, bem como outros esportes, recupere essa dimensão da festa.

“O fator econômico não deve prevalecer sobre o esportivo. Então, de cima, é preciso reagir positivamente, restituindo a dignidade esportiva aos eventos. E nisso vocês, jogadores de futebol, têm uma grande responsabilidade. Pensem que o seu modo de se comportar tem um reflexo para o bem ou para o mal”.

O Pontífice concluiu o discurso atentando para o valor educacional do esporte, que contribui para o crescimento da pessoa, nos âmbitos pessoal e social, na solidariedade, na lealdade e no respeito. “Que o futebol possa sempre desenvolver este potencial.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo