Francisco aos Paulinos: Viver "conectados" é criar pontes.

O Pontífice entregou um discurso aos Paulinos reunidos em Capítulo, cujo tema central foi a comunicação.

Da Redação, com Vatican News

O tema da Comunicação prevaleceu no discurso do Papa aos Paulinos. / Foto: Daniel Ibanez- CNA

Membros da Sociedade de São Paulo, Paulinos, estão reunidos em Capítulo até amanhã, 19 de junho. Trata-se da XI edição, realizada na Casa do Divino Mestre, nos arredores de Roma, com o tema “Deixai-vos transformar mudando o vosso modo de pensar” (Rm 12,2).

Chamados a ser artesãos de comunhão para anunciar profeticamente a alegria do Evangelho na cultura da comunicação.

Os capitulares foram recebidos em audiência pelo Papa na manhã deste sábado, 18.

A eles, o Papa entregou um discurso no qual nota que o Apóstolo justamente utiliza o termo “transformai-vos” e não “transformai” o mundo.

O Papa explicou que, antes, somos nós que devemos mudar para poder transformar o mundo ao nosso redor. 

Segundo o Santo Padre, do mesmo modo, o beato Tiago Alberiore usa a expressão “renovar o modo de pensar”.  

“É a mentalidade que deve ser transformada, convertida e assimilada àquela do Mestre, para poder contribuir a difundir na sociedade um modo de pensar e viver fundado no Evangelho.”  

Trata-se de um grande desafio para os paulinos, de modo especial, cujo carisma é a comunicação. 

Para Francisco, não é suficiente utilizar os meios de comunicação para propagar a Boa Nova, mas integrar esta mesma mensagem na nova cultura criada pela modernidade.

Da “euforia” à criação de pontes

Depois dos primeiros tempos de “euforia” pelas novidades tecnológicas, há a consciência de que não basta viver “em rede” ou “conectados”, mas é preciso ver até que ponto a nossa comunicação, enriquecida pelo ambiente digital, efetivamente cria pontes e contribui para a construção da cultura do encontro.

Francisco cita que o modelo para os paulinos permanece sempre o Apóstolo, que não foi um “herói isolado”, mas sempre agia em colaboração com seus companheiros. 

Este estilo de companheirismo deve inspirar também os membros da Congregação, disse Francisco, e  propôs duas palavras para a reflexão dos capitulares: sinodalidade e comunicação.

“Que o horizonte seja sempre aquele de Paulo, isto é, toda a humanidade do nosso tempo, à qual é destinada o Evangelho de Cristo, de modo especial aos que estão distantes, indiferentes e até mesmo hostis”, concluiu. 

Os 61 capitulares elegeram o novo Superior-geral, que é o italiano Pe. Domenico Soliman, de 56 anos, que se torna assim o oitavo sucessor de Tiago Alberione.

Ele sucede ao brasileiro Padre Valdir José de Castro. Também foi eleito o novo Governo geral, composto pelo vigário e outros 5 conselheiros. Entre eles, um é brasileiro, padre Valdecir Pereira Uveda.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo