"Família é uma escola privilegiada de generosidade" destaca Papa

A mensagem do Santo Padre foi destinada aos participantes da 47ª Semana Social dos Católicos Italianos

Liliane Borges
Da redação, com Rádio Vaticano

O Papa Francisco enviou nesta quinta-feira, 12, uma mensagem às famílias italianas, por ocasião da 47ª Semana Social dos Católicos Italianos, realizada em Turim. Na carta endereçada ao cardeal Angelo Bagnasco, presidente da CEI, o Papa recorda que a família é uma escola privilegiada de generosidade que educa para ultrapassar a mentalidade individualista, presente na sociedade atual.

O Papa destacou o tema do encontro, “A família, esperança e futuro para a sociedade italiana”, afirmando ser a família a grande educadora das gerações futuras, para o bem comum; e por isso deve ter particular atenção. Neste sentido Francisco destacou que futuro da própria sociedade está radicado nos jovens e nos anciãos, que são a memória viva. “Um povo que não cuida dos anciãos e das crianças e dos jovens, não tem futuro, porque maltrata a memória e a promessa” alerta o Papa.

O Papa enfatizou também que promover a família é trabalhar em prol de um desenvolvimento equânime e solidário. Francisco afirmou não ignorar o sofrimento de tantas famílias devido à falta de trabalho, conflitos internos, ou mesmo as dificuldades da experiência conjugal, e a todos expressou sua proximidade. Ele recordou o testemunho simples de tantas famílias “que vivem a experiência do matrimônio e do ser pais com alegria, sem medo de enfrentar também os momentos da cruz”.

Francisco reiterou que a Igreja oferece uma concepção da família, baseada no livro do Gênesis, da unidade entre homem e mulher, e como tal merece ser concretamente apoiada. “Nesta realidade, nós reconhecemos um bem para todos, a primeira sociedade natural, como é reconhecida na Constituição da República Italiana”, enfatizou.

Por fim, assegurou suas orações aos participantes da Semana Social. Fez votos de que o evento possa contribuir “de modo eficaz para evidenciar o laço que une o bem comum à promoção da família fundada no matrimônio, acima de preconceitos e ideologias”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo