Família é escola de humanidade, diz Papa na vigília pelo Sínodo

Francisco participou de vigília pelo Sínodo realizada neste sábado, 4, na Praça São Pedro

Da Redação, com Rádio Vaticano

Fiéis participam, com o Papa Francisco, de vigília pelo Sínodo da Família / Foto: Reprodução CTV

Fiéis participam, com o Papa Francisco, de vigília pelo Sínodo da Família / Foto: Reprodução CTV

O Papa Francisco participou na tarde deste sábado, 4, da vigília de oração pelo Sínodo da família, que começa neste domingo, 5. A vigília aconteceu na Praça São Pedro e foi promovida pela Conferência Episcopal Italiana (CEI), com o tema “Acende uma luz na família”.

Acesse
.: Todas as notícias sobre o Sínodo da Família

Foram apresentados testemunhos de três casais italianos em diferentes fases da vida: o noivado, os filhos e a reconciliação depois de seis anos de separação. No final desta vigília, o Papa Francisco dirigiu-se aos cerca de 80 mil fiéis para ressaltar que “a família continua a ser escola incomparável de humanidade”.

“A comunhão de vida assumida pelos esposos, a sua abertura ao dom da vida, a atenção recíproca, o encontro e a memória das gerações, o acompanhamento educativo, a transmissão da fé cristã aos filhos… com tudo isto a família continua a ser escola incomparável de humanidade, contributo indispensável para uma sociedade justa e solidária.”

Papa fala da família como escola incomparável de humanidade / Foto: Reprodução CTV

Papa fala da família como escola incomparável de humanidade / Foto: Reprodução CTV

A família é uma escola que encontra no Evangelho a força e a ternura para enfrentar os momentos de infelicidade e de violência, observou o Santo Padre. “No Evangelho, está a salvação que preenche os desejos mais profundos do homem! Desta salvação – obra da misericórdia de Deus e Sua graça – como Igreja somos sinal e instrumento, sacramento vivo e eficaz.”

O Pontífice identificou três atitudes importantes com as quais se poderá renovar a Igreja e a sociedade, para assumir com responsabilidade pastoral as interrogações que esta mudança de época traz: a escuta e o confronto sobre a família, com o olhar de Cristo.

Segundo Francisco, para buscar aquilo que o Senhor pede à sua Igreja é preciso ouvir o pulsar desse tempo e sentir o ‘odor’ dos homens, até se impregnar de suas alegrias e esperanças, de suas tristezas e angústias. “A este ponto saberemos propor com credibilidade a boa notícia sobre a família.”

No final, o Pontífice fez votos de que o “vento de Pentecostes” sopre nos trabalhos sinodais, na Igreja e sobre a humanidade. “E desate os nós que impedem às pessoas de se encontrarem, cure as feridas que sangram, tanto, e reacenda a esperança. Nos conceda aquela caridade criativa que permite amar como Jesus amou. E o nosso anúncio reencontrará a vivacidade e o dinamismo dos primeiros missionários do Evangelho.”

Família dá testemunho de vida durante vigília pelo Sínodo / Foto: Reprodução CTV

Família dá testemunho de vida durante vigília pelo Sínodo / Foto: Reprodução CTV

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo