Exercícios Espirituais do Papa: a primeira vez fora do Vaticano

Francisco e a Cúria Romana se retiram em oração de 9 a 14 de março na Casa do Divino Mestre, a 40 Km de Roma

Da Redação, com Rádio Vaticano

Exercícios Espirituais do Papa: a primeira vez fora do VaticanoO Papa Francisco inicia no próximo domingo, 9, juntamente com a Cúria Romana, os exercícios espirituais da Quaresma. O retiro será até 14 de março na Casa Divino Mestre, dos Paulinos, às margens do lago Albano, a 40 km de Roma.

Todos os anos, o Papa faz um retiro espiritual nesta época. É a primeira vez para o Papa Francisco e, seguindo a tradição dos jesuítas, os Exercícios serão fora do lugar onde se vive e trabalha, ou seja, fora do Vaticano. Os Exercícios serão orientados pelo sacerdote romano Angelo De Donatis, da Igreja de São Marcos, no Capitólio, no centro da capital.

Uma cama simples, uma escrivaninha e sem TV: assim é o quarto onde Francisco ficará hospedado durante o retiro espiritual.

Uma carta datada de outubro passado pela Secretaria de Estado indica que o retiro se realizará “de modo reservado e silencioso, longe dos despachos habituais”. Na Casa de Retiros de Ariccia estarão todos os Prefeitos, Presidentes e Secretários dos Dicastérios da Cúria. Os participantes confirmaram sua presença antes do dia 30 de novembro.

Até este ano, os Exercícios Espirituais se realizavam no Palácio Apostólico e se dirigiam fundamentalmente ao Santo Padre. Os membros da Cúria participavam pela manhã ou à tarde, mas não necessariamente de modo contínuo.

No ano passado, o retiro de Bento XVI teve a participação dos membros da Cúria na Capela Redemptoris Mater e se encerraram em 23 de fevereiro, no Palácio Apostólico Vaticano, poucos dias antes do fim de seu Pontificado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo