Lançamento

Entrevista com o Papa sobre "força da vocação" vira livro

Obra que será lançada nesta segunda-feira, 3, é fruto de encontro de Francisco com o missionário espanhol Fernando Prado

Da redação, com Vatican News

“São pessoas que dão tudo de mãos cheias”, diz Papa sobre consagrados / Foto: Arquivo Rádio Vaticano

Nesta segunda-feira, 3, a editora “Edizioni Dehoniane” lançará internacionalmente o livro entrevista “La fuerza de la vocación. La vida consagrada hoy”. A obra, originalmente escrita em espanhol, é o fruto de um encontro de quatro horas na Casa Santa Marta, em agosto deste ano, do Papa Francisco com o missionário espanhol Fernando Prado, que é diretor editorial das “Publicaciones Claretianas”, de Madri.

Leia também
.: Dom João Braz de Aviz fala da Vida Consagrada e envia mensagens aos religiosos
.: Papa adverte consagrados sobre “tentação da sobrevivência”
.: Papa no dia da vida consagrada: reavivar o encontro com Jesus

O livro, que terá tradução no mínimo em dez línguas, inclusive no português, é composto por 120 páginas que, através de 60 perguntas ao Papa Francisco, contemplam a força da vocação e a missão dos consagrados, mas também outros temas de atualidade na vida da Igreja. A editora de lançamento revela um trecho do livro:

“Penso naqueles padres, naquelasirmãs, naqueles irmãos que trabalham nas periferias ou no centro das cidades. Naquelas pessoas consagradas que não fazem barulho, mas que trabalham sem se preocupar. Naqueles que fazem a teologia da vida consagrada vivendo-a. São pessoas que têm uma humildade essencial: são trabalhadores que levam muito a sério a vida de consagrados no ensino, nas paróquias, nos hospitais, nas missões e onde quer que se encontrem trabalhando a serviço dos outros. São realmente pessoas que dão tudo de mãos cheias”.

Leia também
.: Papa fala aos formadores de consagrados: “não poupem tempo”
.: Papa aos consagrados: Testemunhar alegria de sentir-se amado por Deus

Segundo o missionário, a entrevista aconteceu em um clima de liberdade, confiança e cordialidade . “O Santo Padre fala das suas lembranças, compartilhando histórias concretas e reais que ele viveu e que servem para ilustrar as questões e os temas abordados. Sem dúvida, o Papa é um grande comunicador que responde inclusive a questões mais espinhosas com uma sabedoria, medida e claridade admiráveis”, afirmou Prado.

A obra aborda questões que vão desde o clericalismo, a homossexualidade do clero e das pessoas consagradas, até questões pontuais de atualidade da Igreja, e a preocupação do Papa pelo diálogo entre os jovens e idosos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo