SOLIDARIEDADE

Em telegrama, Papa assegura orações pelas vítimas das chuvas na Itália

Texto enviado pelo substituto de assuntos gerais do Vaticano expressa os sentimentos de Francisco diante da tragédia causada pelas enchentes

Da Redação, com Boletim da Santa Sé e agências

Enchentes causadas pelas chuvas na Itália afetaram milhares de pessoas / Foto: REUTERS-Claudia Greco

O Papa Francisco manifestou sua proximidade e oração pelas vítimas das fortes chuvas que têm atingido a região de Emilia-Romagna, na Itália, nos últimos dias. A mensagem de solidariedade foi enviada ao presidente da Conferência Episcopal Italiana e arcebispo de Bolonha, Cardeal Matteo Zuppi, por intermédio do substituto de assuntos gerais do Vaticano, Dom Edgar Peña Parra.

A carta enviada nesta quinta-feira, 18, pede ao Cardeal Zuppi que “manifeste os seus sentimentos de profundo interesse pelo impressionante desastre” aos parentes e amigos das vítimas do desastre. “O Sumo Pontífice invoca de Deus conforto aos feridos e consolo aos que sofrem as consequências desta grave calamidade”, escreveu Dom Edgar.

Na sequência do texto, Francisco também agradeceu a todos que estão trabalhando para aliviar os sofrimentos dos atingidos pela tragédia, bem como as comunidades diocesanas pelas manifestações de comunhão e fraternidade. Por fim, o Santo Padre concedeu a sua bênção apostólica.

Conferência Episcopal Italiana

Nesta quarta-feira, 17, a Conferência Episcopal Italiana emitiu um comunicado no qual garantia, em nome de todos os bispos, “a lembrança em oração pelas vítimas, pelos desaparecidos e por todas as famílias envolvidas”, e se comprometia a “fazer o que for necessário para colaborar com o esforço de socorro e garantir hospitalidade e solidariedade aos necessitados”.

As enchentes causaram a morte de nove pessoas e provocaram a evacuação de mais de 10.000 indivíduos na região. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, convocou uma reunião para a próxima terça-feira, 23, quando deve ser declarado estado de calamidade na Emilia-Romagna.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo