Texto enviado pelo substituto de assuntos gerais do Vaticano expressa os sentimentos de Francisco diante da tragédia causada pelas enchentes
Da Redação, com Boletim da Santa Sé e agências
O Papa Francisco manifestou sua proximidade e oração pelas vítimas das fortes chuvas que têm atingido a região de Emilia-Romagna, na Itália, nos últimos dias. A mensagem de solidariedade foi enviada ao presidente da Conferência Episcopal Italiana e arcebispo de Bolonha, Cardeal Matteo Zuppi, por intermédio do substituto de assuntos gerais do Vaticano, Dom Edgar Peña Parra.
A carta enviada nesta quinta-feira, 18, pede ao Cardeal Zuppi que “manifeste os seus sentimentos de profundo interesse pelo impressionante desastre” aos parentes e amigos das vítimas do desastre. “O Sumo Pontífice invoca de Deus conforto aos feridos e consolo aos que sofrem as consequências desta grave calamidade”, escreveu Dom Edgar.
Na sequência do texto, Francisco também agradeceu a todos que estão trabalhando para aliviar os sofrimentos dos atingidos pela tragédia, bem como as comunidades diocesanas pelas manifestações de comunhão e fraternidade. Por fim, o Santo Padre concedeu a sua bênção apostólica.
Conferência Episcopal Italiana
Nesta quarta-feira, 17, a Conferência Episcopal Italiana emitiu um comunicado no qual garantia, em nome de todos os bispos, “a lembrança em oração pelas vítimas, pelos desaparecidos e por todas as famílias envolvidas”, e se comprometia a “fazer o que for necessário para colaborar com o esforço de socorro e garantir hospitalidade e solidariedade aos necessitados”.
As enchentes causaram a morte de nove pessoas e provocaram a evacuação de mais de 10.000 indivíduos na região. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, convocou uma reunião para a próxima terça-feira, 23, quando deve ser declarado estado de calamidade na Emilia-Romagna.