“Tirem as mãos da África”

Itália: livro com discursos do Papa na RDC e Sudão do Sul será lançado

Obra “Tirem as mãos da África” reúne discursos de Francisco em sua viagem apostólica à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul

Da Redação, com Vatican News

Foto: REUTERS – Yara Nardi

Em meio às atividades do Salão Internacional do Livro de Turim, o Papa Francisco ganhará destaque. Isso porque durante o evento que começa nesta quinta-feira, 18, a Livraria Editora Vaticana apresentará o livro Tirem as mãos da África – Viagem apostólica na RDC e no Sudão do Sul – Discursos e Testemunhos na segunda-feira, 22, último dia da maior feira de livros da Itália e uma das maiores da Europa.

A obra de 160 páginas reúne todos os discursos do Santo Padre durante a Viagem Apostólica à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul entre 31 de janeiro e 5 de fevereiro deste ano. Originalmente em italiano, o texto é complementado pelos testemunhos das pessoas que encontraram e falaram com o Papa, relatando violências hediondas, gestos de perdão, escolhas de coragem e esperança na África.

O título é inspirado em um trecho de um dos primeiros discursos de Francisco em terras africanas, quando proferiu: “Tirem as mãos da República Democrática do Congo, tirem as mãos da África! Basta com este sufocar a África: não é uma mina para explorar, nem uma terra para saquear”.

O livro conta ainda com prefácio da escritora nigeriana de renome internacional, Chimamanda Ngozi Adichie. Sua apresentação será realizada pelo missionário comboniano, padre Alex Zanotelli, juntamente com o jornalista da RAI, Matteo Spicuglia, a partir das 20h45 no horário local (15h45 no horário de Brasília).

Papa Bento XVI será homenageado

O Papa Bento XVI também será lembrado. Deus é sempre luz e um mistério: o legado de Bento XVI é uma mensagem que será proferida pelo presidente da Fundação Joseph Ratzinger e ex-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, durante o pontificado de Ratzinger, padre Federico Lombardi. A iniciativa está programada para a sexta-feira, 19, e será moderada pelo jornalista vaticanista do jornal italiano La Stampa, Domenico Agasso.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo