O Video do Papa

Em novembro, Papa reza por pessoas que sofrem de depressão

Papa pede proximidade e amparo às pessoas que sofrem de depressão, que estão esgotadas, desesperadas e sem esperança

Da Redação, com O Vídeo do Papa

O Vídeo do Papa para o mês de novembro traz como intenção de oração as pessoas que sofrem de depressão. Papa Francisco reza por mais proximidade aos que estão esgotados, desesperados e sem esperança. O vídeo com a intenção de oração foi divulgado nesta quarta-feira, 3. Assista: 

Francisco destaca que a sobrecarga de trabalho e o estresse laboral fazem com que muitas pessoas experimentem uma exaustão extrema. E nesse cenário, a tristeza, a apatia, o cansaço espiritual acabam dominando a vida das pessoas que estão sobrecarregadas com o ritmo de vida atual.

“Procuremos estar perto daqueles que estão esgotados, daqueles que estão desesperados, sem esperança, muitas vezes simplesmente escutando em silêncio, porque não podemos chegar e dizer a uma pessoa: ‘Não, a vida não é assim. Escuta-me, vou te dar a receita’. Não existe receita”.

As palavras de Jesus também ajudam

O Papa pontua ainda que, junto com o acompanhamento psicológico – que é imprescindível –, as palavras de Jesus também ajudam.

“Vem-me à mente e ao coração: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos darei descanso”.

“Rezemos para que as pessoas que sofrem de depressão ou de esgotamento extremo recebam o apoio de todos e recebam uma luz que as abram à vida”, conclui o Pontífice.

Saúde mental

Esta edição do Vídeo do Papa contou com o apoio da Association Of Catholic Mental Health Ministers (Associação de Ministros Católicos de Saúde Mental). Esta é uma associação que dá apoio espiritual a pessoas com doenças mentais e incentiva ações de prevenção de qualquer tipo de discriminação que as impeçam de participar plenamente na vida da Igreja.

Leia também
.: Saúde mental: especialistas orientam como amenizar efeitos da pandemia
.: Papa pede sensibilidade com quem tem problemas de saúde mental

A mensagem de Francisco aborda uma questão central na vida de milhões de pessoas: a saúde mental. A ONU alerta que a depressão, quando recorrente e de intensidade moderada ou grave, pode se tornar um grave problema de saúde. Na pior das hipóteses, pode levar ao suicídio, que atualmente tira a vida de mais de 700.000 pessoas por ano, e ocupa o quarto lugar em causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Infográfico – Divulgação O Video do Papa

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo