“Rezem por mim” é o tradicional pedido do Papa Francisco desde o início de seu pontificado, um apelo que ele repete no “Vídeo do Papa” para o mês de novembro
Da Redação, com O Vídeo do Papa
“Peçam ao Senhor que me abençoe”. Com essas palavras, o Papa Francisco abre a edição de “O Vídeo do Papa” para o mês de novembro, divulgado nesta terça-feira, 31.
Francisco diz, no vídeo, que a oração lhe dá forças e o ajuda a discernir e acompanhar a Igreja na escuta do Espírito Santo. “Por alguém ser Papa, não perde a sua humanidade. Pelo contrário, a minha humanidade, a cada dia, cresce mais com o povo santo e fiel de Deus.”
Ser Papa também é um processo, acrescenta Francisco, dizendo do aprendizado que se adquire ao longo do tempo: a ser mais caridoso, misericordioso e paciente. “Rezemos pelo Papa, para que, no exercício da sua missão, continue a acompanhar, na fé, o rebanho a ele confiado por Jesus e sempre com a ajuda do Espírito Santo”.
Um pedido desde 2013
O diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, padre Frédéric Fornos, SJ, reconhece que o vídeo do Papa Francisco é significativo, pois, desde o primeiro dia, nestes dez anos, o seu pontificado ficou marcado pelo pedido ininterrupto da oração de todos. O sacerdote recorda aquele 13 de março de 2013, quando, após ter sido eleito Papa e aparecer à varanda da fachada da basílica vaticana, Francisco, antes de abençoar os fiéis congregados na Praça de São Pedro, pediu a oração do povo. “Peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe”, disse Francisco. Depois de salientar a importância da “oração do povo pedindo a bênção do seu bispo”, o novo Papa pediu um momento de profundo silêncio para que aqueles que o escutavam rezassem por ele.
Desde o princípio, Francisco deu uma grande importância à oração, pedindo para rezar por ele, mas também pelos desafios da humanidade e da missão da Igreja. Foi Francisco quem impulsionou a recriação do Apostolado da Oração como Rede Mundial de Oração do Papa, fazendo desta uma Obra Pontifícia, Fundação Vaticana. É também o Santo Padre que, desde 2016, faz mensalmente O Vídeo do Papa para falar aos corações de tanta gente e convidar à oração. Foi também ele quem fez do Click To Pray a sua plataforma de oração, incluindo aí o seu perfil pessoal.
Padre Fornos sublinha que novembro, dedicado este ano à oração pelo Papa, torna-se “um mês para sentir com a Igreja”, como dizem os Exercícios Espirituais de Santo Inácio. “Este sentir convida a uma benevolência a priori, a acolher o discernimento do bispo de Roma, o qual preside à comunhão de todas as Igrejas, e na sua visão universal ajuda-nos a reconhecer a ação do Espírito do Senhor”, conclui.