Intenção de oração

Em junho, Papa reza pelo matrimônio: partilhar a vida é algo maravilhoso

No casamento, Francisco afirma que a esposa e o esposo não estão sozinhos, “Jesus os acompanha”

Da redação, com Vatican News

Foto: Chrapuscule via Getty Images

Foi divulgada a videomensagem do Papa Francisco com a intenção de oração para este mês de junho: “A beleza o matrimônio”.

No início do vídeo, o Pontífice faz a seguinte pergunta: “Será verdade o que alguns dizem, que os jovens não querem se casar, especialmente nestes tempos tão difíceis?”. “Casar e partilhar a vida é algo maravilhoso”, respondeu.

Leia mais
.: Papa responde perguntas sobre matrimônio e transmissão da fé na família

Esse questionamento ecoa as dificuldades e complicações que muitas famílias e casamentos tiveram durante a pandemia.

Dados sobre os casamentos

A taxa de casamentos, segundo dados, vem diminuindo notavelmente desde 1972. Em países como os Estados Unidos, os números de matrimônios atingiram os pontos mais baixos da história.

Além disso, em muitos países, a queda nas taxas de casamento foi acompanhada por um aumento na idade em que se casa. A média na Suécia, por exemplo, aproxima-se, agora, dos 34 anos.

Outra informação é que a proporção de filhos nascidos fora do casamento aumentou consideravelmente em quase todos os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O número de divórcios se multiplicou; em alguns países, a separação atinge mais da metade dos casamentos.

Encorajamento do Papa

O confinamento, em muitos casos, gerou tensões e conflitos familiares e tornou a vida em comum uma tarefa mais árdua do que o normal. Porém, a mensagem do Papa encoraja a continuar:

“É uma viagem trabalhosa, por vezes difícil, chegando mesmo a ser conflituosa, mas vale a pena animar-se. E nesta viagem de toda a vida, a esposa e o esposo não estão sozinhos; Jesus acompanha-os. O casamento não é apenas um ato ‘social’. Ele é uma vocação que nasce do coração. É uma decisão consciente para toda a vida, que exige uma preparação específica”, destaca.

Leia mais
.: Papa afirma: “Matrimônio é união de amor que implica fidelidade”

Francisco pediu que as pessoas nunca se esqueçam: “Deus tem um sonho para nós, o amor, e pede-nos que o tornemos nosso. Façamos nosso o amor que é o sonho de Deus”.

Na mensagem de vídeo, o Pontífice convida a rezar pelos jovens que se preparam para o matrimônio. Com o apoio de uma comunidade cristã, o Santo Padre deseja que eles cresçam no amor, com generosidade, fidelidade e paciência. “Porque para amar é preciso muita paciência. Mas vale a pena, não é mesmo?”, conclui.

Ano especial dedicado à família

A videomensagem do Papa sobre o matrimônio chega em um momento oportuno. Na festa da Sagrada Família de 2020, o Papa Francisco convocou um Ano especial dedicado à família, que começou em 19 de março de 2021 com o seguinte lema: “Amor em família: vocação e caminho de santidade”.

Essa convocatória coincide com o quinto aniversário da Exortação apostólica Amoris Laetitia e com o terceiro aniversário da Exortação apostólica Gaudete et Exsultate. O ano dá destaque à vocação ao amor que cada pessoa tem dentro de sua casa. Além disso, acompanha outro acontecimento importante: o Ano de São José, que se estenderá até 8 de dezembro de 2021.

Leia mais
.: “Defesa do Sacramento do Matrimônio e da família”, diz Papa aos Párocos

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo