Em seu último compromisso no Canadá, o Santo Padre se encontrou com jovens e idosos na praça de um escola de ensino fundamental
Da redação
Nesta sexta-feira, 29, em seu último momento junto aos fiéis canadenses nesta sua 37ª Viagem Apostólica, o Santo Padre se reuniu com jovens e idosos na praça da escola de ensino fundamental na cidade de Iqaluit.
“Queridos amigos, estamos aqui com a vontade de percorrer, juntos, um itinerário de cura e reconciliação, que, com a ajuda do Criador, ajude-nos a projetar luz sobre o que aconteceu e superar aquele passado obscuro”, disse Francisco logo no início de seu discurso.
Com muitos fiéis reunidos para ouvi-lo, Francisco não se furtou de citar os problema do passado da Igreja no Canadá, mas pediu “viver luminoso que não se rende à escuridão da noite”. “Assim sois vós, testemunho perene da vida que não se apaga, duma luz que brilha e que ninguém conseguiu sufoca”, afirmou.
Francisco citou ainda como ficou impressionado com o desvelo dispensado aos idosos e o cuidado com o meio-ambiente. “Há uma bela correspondência entre vós e a terra que habitais, porque também esta é forte e resiliente, e responde com tanta luz à escuridão que a envolve durante grande parte do ano”, apontou o Pontífice.
Atento às palavras proferidas também pelos idosos, que puderam expressar gratidão por sua visita, o Santo Padre pediu união aos jovens e idosos. “Os jovens fazem grandes coisas juntos; não, sozinhos. Porque vós, jovens, sois como as estrelas do céu, que aqui brilham maravilhosamente: a sua beleza nasce do conjunto, das constelações que compõem e que dão luz e orientação nas noites do mundo”.
Confira o discurso na íntegra proferido pelo Papa Francisco aqui. Após esta cerimônia, o Santo Padre se dirigiu ao Aeroporto de Iqaluit. De lá, segue para Roma, cuja chegada é aguardada para as 7h50 (horário local).