Francisco esteve reunido nesta manhã, 30, com os participantes de um encontro internacional sobre a paz
Jéssica Marçal
Da Redação
A paz foi o tema que permeou o discurso do Papa Francisco nesta segunda-feira, 30, aos participantes do encontro internacional sobre a paz promovido pela Comunidade de Santo Egídio. Francisco destacou o papel atuante dos líderes religiosos no diálogo em prol da paz.
Acesse
: Íntegra do discurso do Papa
Francisco disse que os líderes religiosos têm muito a fazer, enfatizando que este encontro anual já sugere um caminho: a coragem do diálogo, que dá esperança. Ele defendeu o papel atuante dos líderes religiosos pela paz, como verdadeiros mediadores.
“Cada um de nós é chamado a ser um artesão da paz, unindo e não dividindo, eliminando o ódio e não o conservando, abrindo os caminhos do diálogo e não levantando novos muros! Dialogar, encontrar-nos para instaurar no mundo a cultura do diálogo, a cultura do encontro”.
E tão importante quanto o diálogo está a oração, segundo lembrou o Papa. “A relação do homem com Deus é a escola e o alimento do diálogo com os homens”.
Ele deixou um convite para prosseguir com as orações pela paz. “Continuemos a rezar pela paz do mundo, pela paz na Síria, pela paz no Oriente Médio (…). Esta coragem de paz doe a coragem da esperança ao mundo, a todos aqueles que sofrem pela guerra, aos jovens que olham preocupados para o seu futuro”.