Em Consistório, Papa fala dos cristãos no Oriente Médio

Santo Padre preside reunião de cardeais recordando o drama sofrido por cristãos que vivem na região

Da Redação, com vatican.va

Papa Francisco durante o Consistório desta manhã / Foto: L'Osservatore Romano

Papa Francisco durante o Consistório desta manhã / Foto: L’Osservatore Romano

O Papa Francisco presidiu na manhã desta segunda-feira, 20, o Consistório Ordinário Público para a canonização dos beatos Giuseppe Vaz e Maria Cristina da Imaculada Conceição. Participam da reunião também os patriarcas do Oriente Médio para informar os membros do Colégio Cardinalício sobre a atual situação dos cristãos nesta região.

Acesse
.: Íntegra das palavras do Papa

O Consistório acontece após o término do Sínodo da Família neste domingo, 19. Além de ser dedicada a essas duas causas de canonização, a reunião também se concentra na questão do Oriente Médio, em particular a situação dos cristãos, algo que está no coração do Papa.

“Temos em comum o desejo de paz e de estabilidade no Oriente Médio e a vontade de favorecer a resolução dos conflitos através do diálogo, da reconciliação e do empenho político. Ao mesmo tempo, queremos dar a maior ajuda possível às comunidades cristãs para apoiar a sua permanência na região. Como já tive oportunidade de reiterar várias vezes, não podemos nos resignar a pensar no Oriente Médio sem os cristãos, que há dois mil anos confessam o nome de Jesus”, disse Francisco.

O Santo Padre destacou a preocupação com os últimos acontecimentos, sobretudo no Iraque e na Síria. Trata-se de um cenário de terrorismo em que tantos cristãos são perseguidos e obrigados a deixarem suas casas de forma brutal. “Parece que se perdeu a consciência do valor da vida humana, parece que a pessoa não conta e pode ser sacrificada por outros interesses. E tudo isso, infelizmente, na indiferença de tantos”.

Toda essa situação requer, segundo o Papa, além da oração constante, uma adequada resposta por parte da Comunidade Internacional. Ele manifestou sua expectativa de que o Consistório de hoje possa trazer reflexões e sugestões válidas para ajudar esses cristãos que sofrem.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo