Em celebração no Vaticano, Papa reitera dom da unidade

Francisco presidiu as Vésperas por ocasião dos 50 anos do encontro entre beato Paulo VI e arcebispo de Canterbury, Michael Ramsey

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

No fim da tarde desta quarta-feira, 5, o Papa Francisco presidiu no Vaticano a celebração das Vésperas por ocasião dos 50 anos do encontro entre o Beato Paulo VI e o arcebispo de Canterbury, Michael Ramsey, e a instituição do Centro Anglicano de Roma.

Em sua homilia, o Papa destacou duas mensagens de Deus para a ocasião, presentes na profecia de Ezequiel. A primeira delas é sobre unidade. “Deus, enquanto Pastor, quer a unidade no seu povo e deseja que sobretudo os pastores se gastem por isso”. Já a segunda mensagem é sobre o que causa a divisão: perder de vista o irmão.

Leia também
.: Católicos e Anglicanos assinam declaração comum, no Vaticano

“É um grande chamado aquele a trabalhar como instrumentos de comunhão sempre e em todo lugar. Isso significa promover, ao mesmo tempo, a unidade da família cristã e unidade da família humana. Os dois âmbitos não apenas não se sobrepõem, mas se enriquecem mutuamente”.

O Santo Padre afirmou que é partilhando concretamente as dificuldades e alegrias do ministério que uns se reaproximam dos outros. Ele pediu a Deus o dom do ecumenismo real, sempre em busca de abrir novos caminhos. “Trata-se sempre e, antes de tudo, de seguir o exemplo do Senhor, a sua metodologia pastoral, que o profeta Ezequiel nos recorda: ir em busca da ovelha perdida, reconduzir ao rebanho aquela perdida, enfaixar a ferida, curar as doentes”.

Francisco também enfatizou que a missão dos pastores é aquela de ajudar o rebanho a ele confiado, para que esteja em saída, em movimento ao anunciar a alegria do Evangelho, não fechado em círculos restritos.

“Juntos, peçamos a Deus a graça de imitar o espírito e o exemplo dos grandes missionários, através dos quais o Espírito Santo revitalizou a Igreja, que se reanima quando sai de si para viver e anunciar o Evangelho nas estradas do mundo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo