Discurso

Em audiência, Papa pede que trabalho dos pescadores seja valorizado

Durante encontro neste sábado, 18, com delegação de 70 pescadores, Francisco pediu esperança diante de inconvenientes e incertezas

Da redação, com Vatican News

/Foto: Quang Nguyen vinh por Pixabay

O Papa Francisco recebeu neste sábado, 18, na Sala Clementina, no Vaticano, uma delegação de 70 pescadores de San Benedetto del Tronto, uma cidade na região italiana das Marcas. Em seu discurso, o Papa recordou o trabalho diário que fazem os pescadores, que enfrentam tantos sacrifícios e perigos, para levar o pão de cada dia às suas famílias.

“Vocês pertencem a uma categoria significativa na vida social na região das Marcas. No progresso, que caracteriza a sociedade moderna, o pescador pode se sentir, às vezes, tentado pelo desejo de um trabalho mais seguro em terra firme. No entanto, quem nasceu à beira-mar não pode erradicar esta realidade do seu coração”, afirmou Francisco.

O Santo Padre exortou os pescadores, suas famílias e acompanhantes, a não perder a esperança diante dos inconvenientes e incertezas, que infelizmente enfrentam: “Coragem não lhes falta!”. Por outro lado, disse que este trabalho à beira-mar, muitas vezes, é arriscado, árduo e perigoso; por este motivo, deve ser valorizado, como também defendidos seus direitos e aspirações.

Leia também
.: Papa encoraja serviço de escuta a pescadores e agentes marítimos

O Pontífice referiu-se à atividade de preservação do fundo mar, promovida por associações e autoridades locais, da qual os pescadores participam: “Esta iniciativa é muito importante, tanto pela grande quantidade de resíduos, sobretudo plásticos, extraídos do mar, quanto por se tornar um exemplo para outras áreas da Itália e do mundo. A operação voluntária “Pesca de plástico”, é um exemplo e um estímulo para a sociedade civil em nível global”.

Neste sentido, o Papa recordou que “a pesca é um trabalho antigo”. Os Evangelhos narram uma série de acontecimentos sobre a vida e o mundo dos pescadores. De fato, os primeiros discípulos de Jesus eram pescadores, observou Francisco. “Ele os chamou para segui-lo enquanto lançavam suas redes às margens do Lago da Galileia”. O Santo Padre ponderou:

“Imagino que, também hoje, muitos de vocês cristãos sentem a presença espiritual do Senhor ao seu lado. A sua fé gera valores preciosos: a religiosidade popular, expressa na confiança em Deus, na oração e na educação cristã dos seus filhos; a estima pela família; o senso de solidariedade e ajuda mútua em suas necessidades. Não percam estes valores!”.

Francisco concluiu sua saudação aos pescadores de San Benedetto del Tronto invocando sobre todos a proteção da Virgem Maria, por eles venerada como “Nossa Senhora do Mar, e do seu padroeiro São Francisco de Paula, o Eremita da Caridade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo