Papa Francisco enviou mensagem a encontro europeu de jovens organizado pela Comunidade Ecumênica Taizé
Da Redação, com Rádio Vaticano
O Papa Francisco enviou uma mensagem nesta terça-feira, 27, aos participantes do 39º Encontro Europeu de Jovens organizado pela Comunidade ecumênica de Taizé, que este ano se realiza em Riga, capital da Letônia.
“Com o tema do testemunho da esperança que estará no coração das vossas reflexões e da vossa oração – escreve o Papa – estou particularmente próximo de vocês, pois muitas vezes vos convidei a não deixarem que vos roubassem a esperança”.
Durante a vigília de oração da Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia, Francisco havia enfatizado fortemente esta realidade essencial da fé cristã. “Quando [o Senhor] nos chama, olha para tudo o que podemos fazer, para todo o amor que somos capazes de espalhar. Ele aposta sempre no futuro, no amanhã. Jesus lança-te para o horizonte, nunca para o museu”.
O Santo Padre agradeceu aos participantes do encontro – que se realiza em pleno inverno europeu – por terem feito a escolha de deixar os “sofás” para viverem esta peregrinação de confiança em resposta ao apelo do Espírito de Deus. Segundo o Papa, o fato desses jovens cristãos, ortodoxos, protestantes e católicos passarem juntos esses dias manifesta o desejo de serem protagonistas da história, sem deixar que outros decidam seus futuros.
Francisco convida os jovens a se manterem firmes na esperança, permitindo que Deus habite em seu coração e em sua vida quotidiana. “Com Jesus, esse amigo fiel que nunca nos decepciona, podeis trilhar o caminho do futuro com alegria e desenvolver os vossos talentos e as vossas capacidades para o bem de todos”.
Hoje em dia – recordou o Papa Francisco – muitas pessoas estão confusas, desanimadas pela violência, pelas injustiças, pelo sofrimento e por divisões, com a impressão de que o mal é mais forte do que qualquer outra coisa. Neste sentido, ele convida os jovens a mostrar em palavras e em atos que o mal não tem a última palavra. “É o tempo da misericórdia para todos e cada um, para que ninguém possa pensar que é alheio à proximidade de Deus e à força da sua ternura”.
OPontífice deseja que estes dias de encontro em Riga ajudem os jovens a não ter medo de seus limites, mas a crescer na confiança em Jesus, Cristo e Senhor, que acredita e espera em cada um.
A mensagem conclui com um bênção do Papa a todos os jovens participantes do encontro, aos irmãos de Taizé e a todas as pessoas que os acolherão em Riga e na região.