Em mensagem

É preciso combater o desperdício de alimentos, reitera Papa

“Contra o desperdício e pela mudança do estilo de vida” são as recomendações do Papa Francisco em mensagem ao Programa Alimentar Mundial

Da Redação, com Vatican News

Desperdício de alimentos, fenômeno que desafia cada vez mais as consciências, afirma o Papa / Foto: Imagem de Jasmin Sessler por Pixabay

Na manhã desta segunda-feira, 18, o Papa Francisco enviou uma mensagem ao diretor do Programa Alimentar Mundial, David Beasley, por ocasião da abertura da segunda sessão ordinária do Comitê Executivo do órgão.

Na Mensagem, o Papa recordou que, nos projetos do Programa, estão sendo formuladas iniciativas concretas para tornar mais eficaz a luta contra a fome no mundo. “Seus projetos compreendem a promoção de medidas determinantes para eliminar o desperdício alimentar, um fenômeno que grava cada vez mais na nossa consciência”.

Em seguida o Papa recordou a desigualdade entre os irmãos: lugares onde não se alimentam suficientemente e outros onde os alimentos são desperdiçados e jogados fora. “É o que o meu predecessor São João Paulo II definiu de “paradoxo da abundância” que continua a ser um obstáculo à solução do problema da desnutrição da humanidade”. “O paradoxo implica mecanismos de superficialidade, negligência e egoísmo que estão na base da cultura do desperdício”, acrescentou Francisco.

Leia também
.: Papa condena desperdício de alimentos

Ao falar sobre os compromissos assumidos nas organizações internacionais como Agenda 2030 e Acordo de Paris, o Papa reiterou: “Alcançar estes objetivos é responsabilidade não apenas das organizações internacionais e dos governos, mas de cada um de nós” ou seja: “Famílias, escolas e meios de comunicação têm uma importante tarefa em educar para a sensibilização”.

“Ninguém pode ser excluído da necessidade de combater esta cultura que oprime tantas pessoas, especialmente os pobres e vulneráveis na sociedade”, concluiu o Papa.

“Stop the Waste”

Francisco elogia a campanha global do PAM, “Stop the Waste”, que evidencia “o quanto o desperdício danifica a vida das pessoas e o progresso dos povos”. A campanha sustenta também que o único modo de agir é mudando o estilo de vida e rejeitando todo e qualquer desperdício.

Sobre este ponto, o Papa afirmou: “Este novo estilo de vida consiste em valorizar adequadamente o que a Terra mãe nos dá e terá uma repercussão para toda a humanidade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo