Em encontro com avós, Papa alerta sobre abandono de idosos

Francisco teve um diálogo com idosos de várias partes do mundo, destacando necessidade de cuidar e proteger essas pessoas

Jéssica Marçal
Da Redação

Francisco fala da sabedoria dos idosos e da realidade de abandono vivida por tantos deles / Foto: Reprodução CTV

Francisco fala da sabedoria dos idosos e da realidade de abandono vivida por tantos deles / Foto: Reprodução CTV

A atitude de abandonar os idosos é como uma “eutanásia escondida”, disse o Papa Francisco neste domingo, 28, durante o diálogo com idosos de várias partes do mundo no encontro intitulado “A benção da vida longa”. Em seu discurso, o Santo Padre falou do “tempo de graça” que é a velhice e alertou sobre a realidade de abandono dos idosos que é fruto da “cultura do descartável”.

Antes da celebração da Santa Missa, Francisco conversou com os idosos, que lhe apresentaram alguns testemunhos e perguntas. Um dos relatos foi apresentado por um casal iraquiano, refugiado da violenta perseguição no país. O Papa agradeceu pelo testemunho deles, destacando que isto mostra que, mesmo nas provações mais difíceis, os idosos que têm fé são como árvores que continuam a dar frutos.

Leia também
.: Não há futuro para um povo sem encontro de gerações, diz Papa

O Pontífice falou da velhice como um tempo de graça no qual Deus renova o seu chamado a proteger e transmitir a fé e a estar próximo aos necessitados. Aos avós que receberam a benção de verem os netos, o Santo Padre disse que foi confiada a tarefa de transmitir a experiência de vida, a história da família e partilhar com simplicidade a sabedoria e a fé, que é a herança mais preciosa. “Bem aventuradas as famílias que têm os avós próximos! O avô é pai duas vezes e a avó é mãe duas vezes”.

Porém, Francisco recordou que nem sempre esses idosos têm uma família para acolhê-los, então existem os lares para idosos, que devem ser lares, não prisões. “Não devem existir instituições onde os idosos vivem esquecidos, como escondidos, negligenciados. (…) As casas para idosos devem ser os ‘pulmões’ de humanidade em um país (…) devem ser ‘santuários’ de humanidade onde quem é idoso e frágil é cuidado e protegido como um irmão ou irmã mais velha”.

O Santo Padre também falou da realidade do abandono de idosos, o que ele qualifica como uma “eutanásia escondida”. Este é um efeito da cultura do descartável, observou o Papa. “Somos todos chamados a combater esta venenosa cultura do descartável (…) a construir com paciência uma sociedade diferente, mais acolhedora, mais humana, mais inclusiva, que não tem necessidade de descartar quem é frágil no corpo e na mente”.

Não faltou o agradecimento de Francisco a Bento XVI, presente no encontro. “Agradeço especialmente ao Papa Emérito Bento XVI pela sua presença. Eu disse tantas vezes que eu gostaria que ele morasse aqui no Vaticano porque era como ter o avó sábio em casa. Obrigado”.

Bento XVI acompanha discurso de Francisco aos idosos / Foto: Reprodução CTV

Bento XVI acompanha discurso de Francisco aos idosos / Foto: Reprodução CTV

O encontro de idosos no Vaticano, “A benção da vida longa”, foi promovido pelo Pontifício Conselho para a Família e contou com a participação de dezenas de milhares de idosos e avós, acompanhados por seus familiares e provenientes de vários países.

Leia mais
.: Idosos partilham a Palavra e testemunhos na Praça São Pedro

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo