Íntegra

Discurso do Papa na inauguração da estátua de São Miguel

Discurso do Papa na inauguração da estátua de São Miguel
DISCURSO
Inauguração de um novo monumento a São Miguel Arcanjo, junto ao Palácio do Governatorato, e consagração do Estado da Cidade do Vaticano a São José e a São Miguel Arcanjo

Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal

Santidade,
Senhores Cardeais, Venerados Irmãos no Episcopado e no Sacerdócio,
Ilustres Senhoras e Senhores!

Nós nos reunimos aqui nos Jardins Vaticanos para inaugurar um monumento a São Miguel Arcanjo, patrono do Estado da Cidade do Vaticano. Trata-se de uma iniciativa já projetada há tempos, com a aprovação do Papa Bento XVI, ao qual vai sempre o nosso afeto e o nosso reconhecimento e ao qual queremos exprimir a nossa grande alegria por tê-lo aqui presente hoje em meio a nós. Obrigado de coração!

Estou grato pela presidência do Governatorato, em particular ao Cardeal Giuseppe Bertello, pelas suas cordiais palavras, à direção e aos trabalhadores envolvidos para esta realização. Agradeço ao Cardeal Giovanni Lajolo, presidente emérito do Governatorato, também pela apresentação que nos fez dos trabalhos desenvolvidos e dos resultados alcançados. Uma palavra de agradecimento vai para o escultor, Senhor Giuseppe Antonio Lomuscio, e ao benfeitor, Senhor Claudio Chias, que estão aqui presentes. Obrigado!

Nos Jardins Vaticanos há diversas obras artísticas; esta, que hoje se acrescenta, assume, porém, um lugar de particular relevo, seja pela colocação, seja pelo significado que exprime.  Na verdade não é só uma obra celebrativa, mas um convite à reflexão e à oração, que se insere bem no Ano da Fé. Miguel significa: “Quem é como Deus?” – é o campeão do primado de Deus, da sua transcendência e poder. Miguel luta para restabelecer a justiça divina; defende o Povo de Deus dos seus inimigos e, sobretudo, do inimigo por excelência, o diabo. E São Miguel vence porque Nele está Deus que age. Esta escultura nos lembra então que o mal foi vencido, o acusador foi desmascarado, a sua cabeça esmagada, porque a salvação se cumpriu uma vez para sempre no sangue de Cristo. Mesmo se o diabo tenta sempre arranhar a face do Arcanjo e a face do homem, Deus é mais forte; é sua a vitória e a sua salvação é oferecida a cada homem. No caminho e nas provações da vida não estamos nunca sozinhos, somos acompanhados e apoiados pelos Anjos de Deus, que oferecem, por assim dizer, as suas asas para nos ajudar a superar tantos perigos, para poder voar alto em relação àquelas realidades que possam pesar na nossa vida ou arrastar-nos para baixo. No consagrar o Estado Cidade do Vaticano a São Miguel Arcanjo, pedimos-lhe que nos defenda do Maligno e que o jogue fora.

Queridos irmãos e irmãs, nós consagramos o Estado Cidade do Vaticano também a São José, o guardião de Jesus, o guardião da Sagrada Família. A sua presença nos torne ainda mais fortes e corajosos no dar espaço a Deus na nossa vida para vencer sempre o mal com o bem. A Ele peçamos que nos guarde, que cuide de nós, para que a vida da Graça cresça a cada dia mais em cada um de nós.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo