Íntegra

Discurso do Papa aos dirigentes do CTV - 28/10/2013

Discurso do Papa aos dirigentes do CTV - 28/10/2013
DISCURSO
Audiência com os dirigentes e colaboradores do Centro Televisivo Vaticano
Sala Clementina do Palácio Apostólico
Segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal

Queridos amigos,

O Centro Televisivo Vaticano, desejado pelo beato João Paulo II, nasce em 22 de outubro de 1983. Pela estrada trilhada nestas três décadas de atividade, agradeçamos ao Senhor! Agora se abrem importantes desafios tecnológicos, como tive a oportunidade de dizer-vos na mensagem em ocasião do vosso recente Congresso. São desafios dos quais não devemos nos esquivar, para manter firmemente “a perspectiva evangélica nesta espécie de estrada global da comunicação” (Mensagem ao CTV, 18 de outubro de 2013). Obrigado!

Antes de tudo, quero agradecer-vos, não somente pelo profissionalismo hoje reconhecido em todo o mundo, mas, sobretudo, pela disponibilidade e pela discrição com as quais todos os dias me testemunham e com as quais me acompanham.

Quero exprimir também um agradecimento especial, nesta ocasião de festa, às vossas famílias, porque, como recordou o diretor, Monsenhor Viganò, vivem a agenda semanal dos compromissos do Papa! É um sacrifício não pequeno, imagino, e por isto não somente sou grato a vocês, mas asseguro uma oração para todos vocês, em particular para suas crianças. O Papa não quer atrapalhar a vida de família! Mas agradece vocês pela paciência.

Gostaria de confiar-vos brevemente alguns pensamentos.

Joguem como time. A eficácia da pastoral da comunicação é possível criando vínculos, fazendo convergir em torno de projetos compartilhados uma série de assuntos; uma “união de intenções e de forças” (Decr. Inter mirifica, 21). Sabemos que isto não é fácil, mas se vocês se ajudarem como um time tudo se torna mais rápido e, sobretudo, também o estilo do vosso trabalho será um testemunho de comunhão.

Vocês são profissionais a serviço da Igreja. O vosso trabalho é de grande qualidade, e assim deve ser pela tarefa que lhes foi atribuída. Mas o profissionalismo para vocês seja sempre o serviço à Igreja, em tudo: nas filmagens, nas direções, nas escolhas editoriais, na administração… Tudo pode ser feito com um estilo, uma perspectiva que é aquela eclesial, aquela da Santa Sé. É necessário que a comunicação do CTV saiba difundir nos espectadores, nos fiéis e nos “distantes” o perfume e a esperança do Evangelho.

Concluo agradecendo todos os membros do Conselho de Administração que ajudam sabiamente a orientar e guiar o CTV em seu trabalho.  Um pensamento especial vai também aos amigos que se envolvem em várias funções na grande família do CTV. Sozinhos não podemos fazer muito, mas juntos podemos estar a serviço de todo o mundo, difundindo a verdade e a beleza do Evangelho até os confins da terra. Muito Obrigado!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo