Francisco do Amor

"Dia do Papa": música homenageia o Papa Francisco

Música interpretada por cantores católicos é uma homenagem a Francisco pelo Dia do Papa celebrado nesta segunda-feira, 29

Julia Beck
Da redação, com colaboração de Tony Cursino

Proximidade do Papa com o povo foi uma das inspirações para a homenagem/ Foto: Lucía Ballester / CNA

“Francisco do Amor”. Este é o nome da música e do clipe lançados nas plataformas digitais nesta segunda-feira, 29, pela Gravadora Canção Nova. A canção, uma homenagem ao Papa Francisco no “Dia do Papa”, é de autoria de Carlos Renê Belo e foi interpretada pelos cantores católicos: Thiago Tomé, da Comunidade Canção Nova; Eliana Ribeiro, Camila Holanda e padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ).

Segundo Renê, a letra da canção foi inspirada nas atitudes do Papa Francisco, que transmitem esperança, paz e confiança ao mundo, especialmente nesses tempos difíceis. “Ele é como um pastor, um amigo próximo, um pai”, comentou.

A música, de acordo com o compositor, saiu como uma profissão de fé nas palavras de Jesus Cristo: “Tu és Pedro e sobre esta pedra eu edificarei a minha Igreja”. “Essa música quer ser um sinal do melhor da humanidade, representada na figura do Papa Francisco”.

“Fiz a música com o objetivo de despertar nos católicos essa gratidão a Deus e aumentar a fé na figura e na pessoa do Santo Padre. Se a música conseguir despertar em um só católico esse amor forte, e levá-lo a um comprometimento na oração pelo Papa – a oração é algo concreto -, então já estarei super feliz e a música terá cumprido a sua missão”, destaca Renê.

Confira o clipe:

Intérpretes 

Thiago Tomé, missionário da Comunidade Canção Nova e um dos intérpretes da música, afirma que é um grande privilégio poder contribuir para este projeto. “Fique feliz de ver a Canção Nova assumindo esse trabalho, a parte de gravação da música, o clipe. De fato, assumimos esse projeto e estou feliz de fazer parte dele”.

O cantor católico ressalta que grandes Papas fizeram parte da história da Igreja  Católica, como São João Paulo II, Bento XVI e, agora, Papa Francisco. Tomé destaca que todos merecem homenagens, e comentou o papel exercido por Francisco neste tempo de pandemia. “É muito bonita a forma como ele [Papa Francisco] tem abraçado a humanidade com as suas mensagens, com as suas atitudes”.

“Ele [Papa Francisco] tem esse carisma de simplicidade e também de amor ao povo. Ele merece essa homenagem e nós merecemos estar mais próximos do Papa com essa canção. A letra da música, a história dessa canção ‘Francisco do Amor’ revela muito do Papa Francisco para nós (…). Espero que muitos católicos e também ‘não católicos’ possam ter esse carinho ainda maior pelo nosso querido Papa Francisco”.

Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor (RJ) e também intérprete da canção em homenagem ao Santo Padre, destaca que, desde o início do pontificado, Francisco tem chamado a atenção para as questões mais sensíveis da humanidade. “A partir do alinhamento com os objetivos do desenvolvimento sustentável, apresentados na Laudato Si, evidencia a perfeita aplicação da Doutrina Social da Igreja na contemporaneidade”.

“Sua humildade e amor são notados por todos, desde o despojamento pessoal à implementação de uma cultura de paz e proximidade. Francisco tem colocado a Igreja como grande mediadora nos conflitos humanitários internacionais e identificado soluções ponderadas entorno do cenário geopolítico tão marcado por instabilidades. Francisco do Amor é uma prece de gratidão ao Céu e o reconhecimento do abraço paterno do Sumo Pontífice!”, completou o sacerdote.

O clipe da canção, produzido pela gravadora Canção Nova, traz imagens dos cantores em diferentes cidades do Brasil, por conta do distanciamento social.

Parceria com outros sites

O lançamento do single e do clipe conta com a parceria da página “Papa Francisco – Amigos e Amigas”. A página na rede social é administrada por um grupo de jovens leigos católicos que se sentiu inspirado a dedicar uma página no Facebook a Papa Francisco assim que ele foi eleito. Em pouco tempo, o endereço eletrônico se tornou uma das mais numerosas comunidades da rede em homenagem ao Santo Padre.

Papa Francisco – Amigos e Amigas é reconhecida como a maior do mundo dedicada ao Santo Padre no Facebook e tem como finalidade divulgar as mensagens e iniciativas do Papa.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo