De volta a Roma

Despedindo-se do Japão, Papa Francisco concluiu viagem à Ásia

Francisco visitou países de minoria católica; acolhida calorosa e mensagem de paz e proteção à vida marcaram essa viagem apostólica

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco despediu-se nesta terça-feira, 26, do Japão/ Foto: Kim Kyung-Hoon – Reuters

“Agradeço a todo o povo japonês a gentil recepção e as boas-vindas que me foram concedidas durante minha Visita Apostólica. Terei todos vocês em minhas orações”, escreveu o Papa Francisco em sua conta no twitter em inglês e japonês, pouco antes de despedir-se do país do Sol Nascente.

Acesse
.: Notícias sobre a viagem do Papa à Tailândia e ao Japão

“Minha estada neste país foi breve, mas intensa. Agradeço a Deus e a todo o povo japonês pela oportunidade de visitar este país, que marcou fortemente a vida de São Francisco Xavier e no qual tantos mártires deram testemunho da sua fé cristã. Embora os cristãos sejam uma minoria, sente-se a sua presença”, disse em seu discurso na Sophia University, último compromisso em terras japonesas.

Da universidade dos jesuítas, o Papa deslocou-se até o aeroporto de Tóquio-Haneda, distante 20,3 km, onde saudou os bispos japoneses e as delegações presentes. Não houve discursos nem cerimônias oficiais. O voo 8787-9 da All Nippon Airways decolou às 11h43, horário local, com destino a Roma.

Depois de sobrevoar Japão, Rússia, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Áustria, Eslovênia e Croácia, em 10.516 km percorridos em 13h30min, o voo deverá aterrissar no Aeroporto Fiumicino, por volta das 17 horas, horário local (13h em Brasília).

Durante o voo, esperado o já tradicional encontro do Santo Padre com os jornalistas, quando responde a seus questionamentos de maneira franca e aberta, e os telegramas enviados aos Chefes de Estado dos países sobrevoados.

O Papa Francisco chegou a Bangcoc, capital da Tailândia, na quarta-feira, 20 de novembro, tendo se transferido para o Japão no sábado, 23. Nos dois países de minoria católica, cumpriu intensa agenda, levando uma mensagem de paz e esperança, e reiterando a necessidade do diálogo e do respeito, também para a manutenção da paz. Em particular, no Japão, a mensagem contra as armas nucleares teve destaque em seus diversos encontros.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo