‘Surpreendente! Um Papa do novo mundo, um jesuíta que se chama Francisco’
Alessandra Borges
Da Redação
A Igreja recebeu o Papa Francisco de braços abertos, mas, além de todos os católicos saudarem o novo Pontífice, latino-americanos, jesuítas e ordens franciscanas também se emocionaram com a eleição do Cardeal Jorge Mario Bergoglio.
Da ordem franciscana, o Custódio da Terra Santa, padre Pierbattista Pizzaballa, recebeu a notícia da nomeação do Cardeal Bergoglio com grande apreço, pois um Papa escolher o nome de ‘Francisco’ demonstra um gesto de simplicidade e amor com os mais carentes.
“Surpreendente! Um Papa do novo mundo, um jesuíta que se chama Francisco. Francisco é o santo da pobreza , da simplicidade e do amor para com os pobres. Um Papa que vem com muita simplicidade para o povo de Roma, como Bispo de Roma. Muitas surpresas! Posso dizer que o Espírito Santo, no final, como sempre, nunca deixa de nos surpreender”, disse o custódio.
O sacerdote Pierbattista se sente honrado e encantado com a escolha do nome de Papa Francisco, porque, a exemplo de São Francisco, devemos viver com simplicidade e humildade.
“Estou feliz por ver um Papa chamado Francisco. Isso remete a nosso modo de vida. Depois de uma longa espera – porque nesse nome há também uma grande responsabilidade -, será nosso dever, não só como franciscano, mas como Igreja, apoiar o Bispo de Roma”, explicou o padre.
O Custódia da Terra Santa destacou o gesto do novo Papa na sua primeira aparição para o mundo: “Comoveu-me a simplicidade do Papa, como ele se voltou ao povo de Roma. Impressionante!”.