Francisco enviou mensagem ao encontro organizado pelos EUA sobre o clima; evento on-line reuniu cerca de 40 líderes mundiais
Da redação, com Vatican News
Cuidar da natureza para que a natureza cuide da gente. Foi o que o Papa Francisco pediu aos cerca de 40 líderes mundiais que participaram do Encontro de Cúpula sobre o Clima.
O evento on-line foi organizado pelos Estados Unidos. Ele ocorreu entre os dias 20 e 22 de abril, por ocasião do Dia Internacional da Terra, celebrado nesta quinta-feira, 22.
Leia também
.: Mudanças Climáticas: caminho para transição inclui decisões diárias, diz especialista
Proteção da natureza
Segundo o Pontífice, o encontro foi uma iniciativa que colocou a humanidade a caminho através dos seus líderes.
O Santo Padre exortou as autoridades mundiais a protegerem a natureza. De acordo com Francisco, ela é um “dom que recebemos e temos que cuidar, custodiar e levar avante”.
Leia mais
.: Pesquisadora do Inpe fala sobre as mudanças climáticas
Desafio
O significado se torna ainda maior, prossegue o Papa, porque é um desafio que vivemos na era pós-pandemia. A finalidade, observou, é de alcançar um meio ambiente mais limpo, mais puro e preservado.
“Sabemos que de uma crise não se sai o mesmo: saímos melhores ou piores”, alertou.
Leia mais
.: Mudanças climáticas: especialistas comentam perspectivas de futuro
Votos
Ao final de sua mensagem, Francisco fez votos de bom êxito aos participantes do evento. O Encontro de Cúpula sobre o Clima foi concluído nesta quinta-feira, 22.
: Emergência climática: “o tempo está se esgotando!”, adverte Papa
.: Mudanças climáticas: Papa pede resposta eficaz diante de ameaças a rios
.: Crise ambiental está levando o mundo ao desastre, afirma Papa
Iniciativa
A iniciativa reuniu por dois dias, de forma virtual, cerca de 40 líderes mundiais. Sua pretensão era de reforçar os esforços para limitar o aumento da temperatura global em 1,5 grau Celsius até o final do século.