ORAÇÃO MARIANA

“Cristo, a fonte da água viva”, afirma Papa Francisco no Angelus

O Santo Padre refletiu a passagem do Evangelho em que Jesus se encontra com uma mulher samaritana no poço

Da redação, com Vatican News

O Santo Padre celebra a oração mariana do Angelus direto da Biblioteca do Palácio Apostólico / Foto: Reprodução Vatican News

Na oração do Angelus deste domingo, 15, o Papa Francisco recordou a jornada de Jesus Cristo com Seus discípulos quando decidi descansar próximo a um poço, em Samaria.

“Jesus está cansado e com sede”, recordou o Sucessor de Pedro. Quando uma mulher se aproxima para retirar água do poço, Jesus pede um pouco. Ao fazer isso, disse Francisco, Jesus quebrou barreiras, porque os samaritanos eram desprezados pelos judeus.

O mistério da água viva

“Jesus inicia um diálogo no qual revela o mistério da água viva a essa mulher, do Espírito Santo, dom de Deus”, continuou o Papa Francisco.

“O foco deste diálogo é a água”, acrescentou. “Por um lado, a água é um elemento essencial que mata a sede do corpo e sustenta a vida. Por outro, é como símbolo da graça divina que dá a vida eterna”.

Deus é a fonte de água viva

“Na tradição bíblica, Deus é a fonte de água viva”, explicou o Papa, “distanciando-se Dele e Sua Lei será provocado o pior tipo de seca”.

O Pontífice deu o exemplo do povo de Israel no deserto, e como “Deus quis que Moisés fizesse a água fluir de uma rocha, como um sinal da providência de Deus”.

A fonte pela qual o Espírito flui

“O apóstolo Paulo também interpreta essa rocha como um símbolo de Cristo”, continuou o Papa. “Quem tem sede de salvação pode se beneficiar livremente de Jesus”, reiterou. “A promessa de água viva que Jesus fez à mulher samaritana se torna realidade em Sua paixão”, exaltou o Santo Padre.

“Cristo, o Cordeiro, imolado e ressuscitado, é a fonte da qual flui o Espírito Santo que remete pecados e se regenera para uma nova vida”.

Testemunhando a vida e a esperança

“Como a mulher samaritana”, continuou o Papa, “quem encontra pessoalmente o Jesus vivo sente a necessidade de falar sobre Ele para outros, para que todos cheguem ao ponto de professar que Jesus é verdadeiramente o Salvador do mundo”.

“Nós também somos chamados a testemunhar a vida e a esperança que estão dentro de nós. Que Maria Santíssima nos ajude a cultivar o desejo de Cristo, fonte de água viva, a única que pode satisfazer a sede de vida e amor que levamos em nossos corações”, concluiu Francisco.

Por conta das precauções e protocolos de segurança devido à pandemia causada pelo Coronavírus, o Papa Francisco celebrou a oração mariana do Angelus direto da Biblioteca do Palácio Apostólico. Esta medida será tomada até o dia 12 de abril em todas as audiências gerais do Santo Padre.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo