ENCONTRO

Cristão escandinavos, sejam unidade em meio à guerra, roga o Papa

Franciso deu as boas vindas aos peregrinos escandinavos que estiveram em Roma para celebrar o Ano Jubilar, evento organizado pela Conferência Episcopal Nórdica

Da redação, com Vatican News

Precisamos de um testemunho unido da reconciliação e paz, pede Francisco / Foto: Remo Casili – Reuters

Discursando aos peregrinos suecos, noruegueses, dinamarqueses, finlandeses e islandeses, o Papa Francisco focou sua fala nos três pilares da vida cristã e disse que a peregrinação desses fiéis do Jubileu é uma oportunidade para crescer na fé, esperança e amor. Também refletiu sobre a necessidade de um testemunho unido de reconciliação e paz em meio às guerras em andamento na Europa e além.

Peregrinos da esperança

Referindo-se ao tema do Jubileu, “Peregrinos da Esperança”, o Bispo de Roma pediu aos presentes que usem esta visita a Roma para aprofundar a fé, particularmente visitando os túmulos dos Santos Pedro e Paulo.

“Que sua consciência de pertencer a Cristo e uns aos outros na comunhão da Igreja seja nutrida e aprofundada”, disse ele, acrescentando “Com corações e mentes mais plenamente sintonizados com a graça transformadora de Cristo, vocês podem retornar para casa com entusiasmo renovado para compartilhar o grande presente que receberam”.

Citando São Paulo, o Papa lembrou aos peregrinos que eles foram “criados em Cristo para fazer boas obras”.

Explicando que o maior trabalho de todos é compartilhar a mensagem de salvação do Evangelho, especialmente com aqueles que estão nas margens, ele encorajou os presentes a “Pensem naqueles que estão sozinhos ou isolados — muitos estão isolados em seus corações — nas periferias de suas comunidades e nas áreas mais remotas”.

Chamado à unidade e ao serviço

O Papa Francisco encorajou os peregrinos a continuar sua missão de evangelização, enfatizando que sua jornada não termina quando eles retornam para casa, mas continua em suas vidas diárias.

Acima de tudo, apelou às comunidades católicas na Escandinávia para colaborar com outras denominações cristãs no testemunho de reconciliação, cura e paz, especialmente em um mundo marcado por conflito e divisão.

“Nestes tempos difíceis, com a guerra afetando a Europa e além, nossa família humana está em grande necessidade de um testemunho unido da reconciliação e paz que somente Deus pode trazer”, disse ele.

Ele também destacou a importância do diálogo inter-religioso, exortando os peregrinos a trabalharem juntos com pessoas de outras religiões, particularmente migrantes que foram acolhidos em suas sociedades. “Eu vi isso em primeira mão durante minha visita à Suécia em 2016”, lembrou.

Uma mensagem para jovens peregrinos

Ao se dirigir aos jovens entre os peregrinos, o Papa Francisco mencionou a próxima canonização do Beato Carlo Acutis, em 27 de abril.

“Vocês o conhecem?”, perguntou, recebendo aplausos como resposta, e descreveu o jovem Beato como um santo “dos nossos tempos e para os nossos tempos”, mostrando que é possível seguir Jesus, compartilhar Sua mensagem e encontrar a verdadeira alegria e liberdade na santidade.

Citando sua exortação apostólica Christus Vivit, ele disse a eles: “O Espírito Santo os empurra para a frente. A Igreja precisa do seu entusiasmo, de suas percepções, de sua fé. Precisamos de vocês!”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo