SOLIDARIEDADE

Crianças de orfanato na República do Congo agradecem ajuda do Papa

Crianças e funcionários do orfanato ‘Foyer Nazareth’ agradecem ao Papa Francisco pelos remédios que o Santo Padre enviou a eles recentemente

Da redação, com Vatican News

Carta da Irmã Elise enviada ao Papa Francisco assinada pelas crianças / Foto: Reprodução Vatican News

O Papa Francisco recentemente doou remédios para ajudar crianças atendidas em um orfanato nos arredores de Brazzaville, na República do Congo.

Inicialmente, o Santo Padre havia recebido um pedido deles para um auxílio em relação à necessidade de certos tipos de medicamentos que raramente estão disponíveis na região e são extremamente caros.

No início de outubro, os remédios para tratar a doença falciforme — uma anomalia que altera os glóbulos vermelhos do sangue e os tornam parecidos com uma foice, daí o nome ‘falciforme’ — foram entregues à diretora do orfanato, Irmã Elise Vouakouanitou, fornecidos pelo Almoner Apostólico do Vaticano e pela Nunciatura local.

Em uma carta manuscrita, datada de 3 de outubro de 2021 e assinada por todas as crianças do orfanato, Irmã Elise faz suas as palavras o hino da Oração da Manhã e pergunta: “Quem então é Deus para nos amar assim, filhos e filhas da terra?”

“Por meio desses remédios acreditamos e afirmamos que o Senhor nos visitou por meio de você… Por sua vez, nós O abençoamos e imploramos Sua graça e força.”

Irmã Elise ainda escreve: “Muito obrigada a Deus, a você e à Nunciatura no Congo-Brazzaville pela grande preocupação conosco. Com este gesto, percebemos que o título de sua última carta encíclica não é em vão, mas uma agenda de trabalho e missão que aceitastes em nome de Cristo pela Igreja: Sim, afirmamos que somos todos irmãos (Fratelli tutti)”.

Em entrevista ao Vatican News, a irmã consagrada de Brazzaville revelou que trabalha com poucos recursos, mas conta com o apoio de uma associação italiana e consegue abrigar mais de 20 crianças órfãs e abandonadas.

Oferece a eles uma educação geral inspirada nos valores cristãos, especialmente no amor e na fraternidade universal.

Irmã Elise relatou que tinha crianças doentes em seu orfanato, especialmente pacientes com anemia falciforme, cujo tratamento pode ser difícil em um país em que os medicamentos geralmente são importados.

Além da questão da produção local, a inacessibilidade dos medicamentos também se deve ao seu alto custo. Mas a Irmã espera que os remédios fornecidos pelo Papa Francisco ajudem muito seus esforços para cuidar das crianças do orfanato.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo