Solidariedade

Doação do Papa chega à Bósnia para ajudar refugiados em Lipa

Doação do Papa será destinada à construção de estruturas no campo de acolhimento para refugiados em Lipa, noroeste da Bósnia e Herzegovina

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco/ Foto: Arquivo – Canção Nova Roma

Uma intervenção humanitária para dar dignidade àqueles que vivem no campo de refugiados de Lipa. O local foi abalado nas últimas horas pela morte de um migrante e pelas desordens que se seguiram. Esse é o significado das iniciativas promovidas pela Nunciatura Apostólica da Bósnia e Herzegóvina, graças à doação do Papa Francisco.

Os recursos serão utilizados para realizar dois espaços multiuso e de refeitórios para acolher famílias e menores alojados no acampamento permanente em Lipa, atualmente em construção.

Na manhã desta quinta-feira, 1º, aconteceu a cerimônia de lançamento da pedra fundamental na presença do núncio apostólico na Bósnia e Herzegóvina, Dom Luigi Pezzuto. A Caritas diocesana de Banja Luka, a Caritas Ambrosiana e o Instituto de Paz, Desenvolvimento e Inovação (Ipsia) da ONG Acli também contribuíram para a construção e gestão das estruturas.

Em entrevista ao Vatican News, Dom Pezzuto conta que esse novo gesto do Papa Francisco não é o primeiro. “Já construímos e inauguramos, no mês de outubro, dois pequenos centros onde as crianças podem brincar em espaço coberto porque, claro, no inverno, aqui faz muito frio, sendo uma área de montanha”. Lugares, acrescenta o prelado, que não servem só de abrigo, mas ajudam a criar harmonia entre os migrantes.

Isso porque, ainda no dia anterior, a polícia teve que intervir após a descoberta de um corpo sem vida de uma pessoa, talvez um suicídio. Os oficiais foram recebidos com pedras. Mais tarde, após alguns controles, foram encontrados 255 migrantes, a maioria afegãos e paquistaneses alojados em acomodações improvisadas, que após foram transferidos para o centro de Lipa. Entre eles, vários menores não acompanhados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo