window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

CALENDÁRIO LITÚRGICO

Conheça detalhes da Bula com a Proclamação do Jubileu 2025

Haverá momentos de oração, procissões e Celebrações Eucarísticas que serão realizadas entre os meses de maio e junho no Vaticano 

Da redação, com Vatican News

Praça São Pedro, no Vaticano / Foto: CShin por Pixabay

O Departamento para as Celebrações Litúrgicas do Santo Padre apresentou, na manhã desta quinta-feira, 9, a nova programação das cerimônias presididas pelo Papa Francisco e outras cerimônias realizadas no Vaticano no decorrer do mês mariano.

Nesta quinta-feira, Solenidade da Ascensão do Senhor, 9 de maio, o Santo Padre entregará e será feita a leitura da Bula de Proclamação do Jubileu 2025, e Segundas Vésperas às 17h30 na Basílica de São Pedro.

Segundo a tradição, cada Jubileu é proclamado através da publicação de uma Bula Papal (ou Bula Pontifícia). Trata-se de um documento oficial, geralmente escrito em latim, com o selo do Papa, cuja forma dá o nome ao documento de “bula”.

Segundo informações do site oficial do Jubileu 2025, no início, o selo era geralmente feito de chumbo e trazia na frente a imagem dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, fundadores da Igreja de Roma, e no verso o nome do Pontífice. Mais tarde, o selo metálico foi substituído por um carimbo a tinta, mas continuou a ser utilizado para os documentos mais importantes.

A Bula de Indicação do Jubileu, com as datas do início e do fim do Ano Santo, é geralmente emitida no ano anterior, coincidindo com a Solenidade da Ascensão, nesta quinta-feira.

Outras celebrações presididas pelo Papa

Desde o último sábado, 4 de maio, e por outros dois sábados (18 e 25 de maio), será realizada, na Praça de São Pedro, às 21 horas, a oração do Terço com a procissão aux flambeaux (de velas). A celebração conclusiva, no final da tarde de 31 de maio, consistirá na oração do Terço e na procissão com velas até a Gruta de Lourdes, nos Jardins do Vaticano.

Ao longo do mês, às quartas-feiras, às 16h, será também possível participar nos Itinerários Marianos na Basílica, percursos de oração organizados pela Paróquia São Pedro junto aos ícones da Basílica de São Pedro representando a Virgem Maria.

No Domingo de Pentecostes, 19 de maio, o Papa presidirá a Santa Missa na Basílica de São Pedro às 10 horas da manhã, horário local.

No dia 20 de maio, segunda-feira depois de Pentecostes e festa de Maria, Mãe da Igreja, as celebrações da manhã, até às 11 horas, terão lugar no altar da Mater Ecclesiae.

Dia Mundial das Crianças

No Dia Mundial das Crianças, 26 de maio, Solenidade da Santíssima Trindade, o Papa preside a Santa Missa na Praça São Pedro às 10h30.

Leia também
.: Outras notícias sobre a Jornada Mundial das Crianças

Na quarta-feira, dia 29, por ocasião da festa de São Paulo VI, será celebrada uma Missa às 18h, horário local, com homenagem ao corpo do Santo sepultado nas Grutas do Vaticano.

Solenidade do Santíssimo Corpo

Quinta-feira, 30 de maio, por ocasião da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, o cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica Papal São Pedro, presidirá a Celebração Eucarística às 18 horas. No mesmo dia será realizada uma procissão na Praça São Pedro.

No dia 2 de junho, na Solenidade de Corpus Christi, o Papa Francisco presidirá a Santa Missa Basílica de São João de Latrão às 17 horas. Seguida pela Procissão até a Basílica de Santa Maria Maior e Bênção Eucarística.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo