Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias divulgou o calendário de dezembro e janeiro do Santo Padre; abertura do Jubileu 2025 é uma das celebrações mais esperadas
Da redação
A Santa Sé divulgou o calendário das celebrações que serão presididas pelo Papa Francisco nos meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025. A programação, difundida pelo mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias e arcebispo de Recanati (localizada na região central da Itália), Dom Diego Ravelli, conta com informações de local e horário das tradicionais celebrações desses meses.
Em dezembro, no dia 15, o Santo Padre viaja para Córsega, na França, por ocasião do encerramento do Congresso “A religiosidade popular no Mediterrâneo”. A Missa do Galo, em 24 de dezembro, acontece na Basílica de São Pedro, às 19h (horário de Roma). Na mesma data será a abertura da Porta Santa (que marca o início do Jubileu 2025).
Na Solenidade do Natal do Senhor, a celebração acontece às 12h (horário de Roma), na Basílica de São Pedro. No mesmo dia, o Papa conduz a tradicional Bênção “Urbi et Orbi” para a cidade de Roma e para o mundo.
Em 26 de dezembro, dia de Santo Estêvão – o primeiro mártir da Igreja, será aberta a Porta Santa na Prisão de Rebibbia, às 9h (horário de Roma). No último dia do ano, Francisco celebra a primeira missa da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, às 17h (horário de Roma), além das Primeiras Vésperas e Te Deum – em ação de graças pelo ano que passou.
No primeiro dia de janeiro, o Papa preside também a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, desta vez às 10h (horário de Roma), e o LVIII Dia Mundial da Paz. Em 6 de janeiro, Epifania do Senhor, a Santa Missa é às 10h (horário de Roma) e, em 12 de janeiro, Festa do Batismo do Senhor, o Pontífice preside a celebração, às 9h30, na Capela Sistina, com o batismo de algumas crianças.