Olhos na chaminé

Peregrinos relatam clima na Praça de São Pedro

Debaixo de chuva peregrinos permanecem na praça para ver fumaça negra que saiu às 15:40

Daniel Machado
Enviado especial a Roma

Por volta das 17:50 (horário de Roma – 13h50 em Brasília) desta terça-feira, 12, iniciou-se o Conclave. Do lado de dentro 115 Cardeais elegerão o sucessor de Bento XVI, do lado de fora milhares de peregrinos com os olhares atentos para a chaminé da Capela Sistina á espera da primeira fumaça – negra – que saiu à 19:41 minutos (15:41 horário do Brasil).

Adriane e José Luis do Rio da Janeiro / Foto: Daniel Machado

Adriane e José Luis do Rio da Janeiro / Foto: Daniel Machado

Muitos jovens estavam presentes na Praça de São Pedro, alguns cantando, outros rezando e outros apenas olhando para o teto da Capela Sistina, como é o caso do peruano Jonathan, que permaneceu na praça até a fumaça sair. “Eu estou muito emocionado de estar aqui e ver esta fumaça, e mais feliz ainda porque vou ver quem será o novo Papa”, disse o peruano que mora na Espanha e vei só para este momento de Conclave.

O peruano Jonathan que vei exclusivamente para este momento / Foto: Daniel Machado

O peruano Jonathan que vei exclusivamente para este momento / Foto: Daniel Machado

Do outro lado da praça encontramos duas brasileiras que atraiam os olhares da imprensa internacional com a bandeira do Brasil nas mãos. Kátia e Patrícia vieram do Rio de Janeiro e estão anciosas para a eleição do novo Sumo Pontífice. “Pra mim é um momento de muita importância porque é a autoridade máxima da Igreja e o sucessor de Pedro”, diz a Carioca Kátia

Kátia e Patrícia rezam pelo novo Papa / Foto: Daniel Machado

Kátia (dir.) e Patrícia rezam pelo novo Papa / Foto: Daniel Machado

“Nós não podemos esquecer também do Papa emérito porque o que ele fez foi um ato de muita humildade, imagino que não foi e não está sendo fácil”, disse Patrícia.

Para as cariocas não importa a nacionalidade, o importante é que seja santo. “Eu estou pedindo para Nossa Senhora, Mãe da Igreja, que ilumine os Cardeais e que o nosso pastor seja santo e fiel á sua missão”, concluiu Kátia


Daniel Machado de Assis

Daniel Machado de Assis é Brasileiro, nasceu no dia 08/11/1979, em São Bernardo do Campo, SP. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2002 no modo de compromisso do Núcleo. Psicólogo, formado em psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo