Orações pelo Conclave

Monjas rezam pelo Conclave na Basílica da São Pedro

Religiosas saem da clausura para rezar pelo Conclave

Daniel Machado
Enviado especial a Roma

Durante o período de Sé vacante até a eleição do novo Papa, três monjas contemplativas, vindas do México, foram autorizadas a saírem da clausura para se revesarem em oração na capela da Basílica de São Pedro, no Vaticano, durante os trabalhos do Colégio Cardinalício e do Conclave.

Adoração permanente pelo Colégio de Cardeais e Conclave na basílica de São Pedro / Foto: Clarissa Oliveira - CN Roma

Adoração permanente pelo Colégio de Cardeais e o Conclave na Basílica de São Pedro  (Foto: Clarissa Oliveira – CN Roma)

As monjas se revesam na capela de adoração permanente, a qual se encontra do lado direito da nave central da Basílica, com orações próprias voltadas para este período de transição papal.

A capela é aberta ao público das 8h às 16h30, quando o Santíssimo Sacramento fica exposto aos fiéis. Antes da Missa das 17h (horário de Roma), é recitado uma oração especial para os cardeais e para a eleição do novo Sumo Pontífice. Logo após, segue-se a bênção do Santíssimo.

Como a Basílica é também um dos pontos turísticos de Roma, fica vetada a entrada de turistas na capela.

Conclave

Os trabalhos para a eleição do Sumo Pontífice começaram hoje com a primeira Congregação Geral às 9h30 (horário de Roma – 5h horário do Brasil) e seguiram-se durante a tarde com a reflexão espiritual do pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, aos cardeais.

Na coletiva de imprensa desta segunda-feira, 4, padre Federico Lombardi, diretor da sala de imprensa da Santa Sé, dissse que ainda não há data prevista para o Conclave.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo