3º Congregação Geral

É prematura qualquer definição de data para conclave, diz porta-voz da Santa Sé

Cardeais reunidos na 3ª Congregação Geral refletiram sobre nova evangelização e renovação da Igreja

Jéssica Marçal,
Da Redação, com Daniel Machado

É prematura qualquer definição de data para conclave, diz porta-voz da Santa Sé

Cardeais chegam para a Congregação Geral. Foto: Canção Nova Roma

Os cardeais reunidos em Roma participaram na manhã desta terça-feira, 5, da 3º Congregação Geral do colégio cardinalício. No total, 148 cardeais participaram dessa reunião, sendo 110 deles votantes, de forma que faltam apenas cinco para que o colégio de cardeais eleitores esteja completo.

Em coletiva de imprensa com o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, sobre a congregação de hoje, ele informou a respeito das especulações de uma data definida para o conclave. “É prematura qualquer definição de uma data do Conclave. O fato de não haver Congregações na parte da tarde aponta que os cardeais querem mais tempo para se preparar”, disse.

Os participantes da reunião acompanharam 11 intervenções com reflexões sintéticas sobre a relação da Santa Sé com o episcopado no mundo, a renovação da Igreja à luz do Concílio Vaticano II e a nova evangelização no mundo.

Também na coletiva foi anunciado o fechamento da Capela Sistina ao público, uma das medidas para iniciar os preparativos do Conclave.

O período da tarde foi reservado para que os Cardeais possam se preparar para as congregações. Além de conversar entre si, os cardeais podem buscar informações com quem não é cardeal, como especialistas e pessoas que eles consideram importantes em determinados assuntos.

Os cardeais também aprovaram o texto do telegrama de agradecimento que será enviado ao Papa Emérito Bento XVI, conforme havia sido anunciado. Além disso, foi apresentada uma proposta de uma reunião de oração nesta quarta-feira, 6 , às 17h (horário local, 13h em Brasília) na Basílica de São Pedro. “Os cardeais querem dar o exemplo de que é tempo de oração pela Igreja”, disse o porta-voz.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo