Últimas informações

Ainda não há data para o Conclave, afirma padre Lombardi

114 cardeais eleitores já estão em Roma. Cardeal do Vietnã pode chegar hoje à tarde ou amanhã de manhã

Jéssica Marçal
Da Redação, com Daniel Machado

Ainda não há data definida para o Conclave. Essa foi a primeira informação dada pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, em coletiva realizada nesta quinta-feira, 7, no Vaticano.

Ao todo, 152 cardeais já estão presentes em Roma, sendo 114 eleitores. O Cardeal do Vietnã, Jean-Baptiste Pham Minh Mân, pode chegar hoje à tarde ou amanhã de manhã.

Na coletiva, padre Lombardi desmentiu uma informação de que o cerimoniário pontifício tivesse reservado a basílica vaticana para uma possível Missa pró-elegendo um Pontífice para segunda-feira, 11, à tarde.

O porta-voz disse que, pela manhã, o decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, leu um texto de um telegrama a ser enviado em nome do colégio por ocasião da morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Esta é uma iniciativa normalmente feita pelo Papa quando falece um representante de Estado, mas como não há um Papa no momento, o decano assume esta função.

Na 5º Congregação Geral, realizada nesta manhã, foram 16 intervenções realizadas. De acordo com o artigo 171, parágrafo 2, da constituição apostólica Pastor Bonus, do Papa, hoje beato, João Paulo II, o camerlengo deve providenciar que todo o colégio cardinalício tenha possibilidade de saber como andam as finanças da Santa Sé. Dessa forma,  três cardeais que cuidam deste departamento apresentaram essas informações sinteticamente para todo o colégio nesta manhã.

Está prevista uma outra Congregação Geral ainda hoje, no período da tarde.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo