Santa Missa com Dom Odilo

A humanidade tem necessidade de voltar-se para Deus, diz Dom Odilo

Dom Odilo presidiu a Santa Missa em sua igreja titular em Roma

Daniel Machado
Enviado especial a Roma

O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer

O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer

Neste domingo, 10, os Cardeais presentes em Roma para os trabalhos do Conclave celebraram a Eucaristia nas igrejas das quais são títulares. Às 10h30 desta manhã (horário de Roma), o Cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, presidiu a Santa Missa em sua igreja títular, a de Santo André, no bairro do Quirinal.

Veja as fotos

Além da comunidade italiana, muitos brasileiros estiveram presentes na celebração, como o embaixador do Brasil Junto à Santa Sé, Almir Franco de Sá, e o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo.

“Nossa, quantos jornalistas querendo participar da Missa”, brincou o Cardeal referindo-se ao batalhão de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas de todas as partes do mundo presentes na igreja.

Homilia

Em sua homilia, Dom Odilo recordou a importância da reconciliação com Deus, tema deste 4º Domingo da Quaresma. “Reconciliacão é reconstituir o que foi rasgado pelo pecado. Conversão é mudar o rumo da nossa estrada, mas é também reconstruir, fazer tudo novo”, disse Dom Odilo

“Deus, no Antigo Testamento, usou dos profetas para dizer ao povo: ‘Voltai-vos novamente para o Senhor’. Este apelo de Deus ainda é forte nos nossos tempos, que vive como se Deus não existisse”, recordou Dom Odilo

Fazendo alusão ao Evangelho deste domingo, que tem a paráboloa do Filho Pródigo como reflexão central, o Cardeal salientou que Deus não espera o ser humano com um ‘chicote’ na mão, pelo contrário, espera-o com os sinais do perdão e de dignidade. “Deus faz festa com o nosso retorno. Ele nos devolve a dignidade, nos reveste com vestes novas, anel e sandálias nos pés”, salientou o Cardeal

"Jesus vai ao encontro de todos", disse Dom Odilo em sua homilia

“Jesus vai ao encontro de todos”. Dom Odilo em sua homilia / Foto: Clarissa Oliveira – CN Roma

“O filho mais velho naõ entra na festa; ele se acha perfeito, que não tem pecado. Este filho representa aqueles que acham que não têm pecado, que não precisam de reconciliação, que está tudo bem. Deus vai ao encontro destes também. A humanidade tem necessidade de voltar-se para Deus”, concluiu Dom Odilo

Ao final da celebração, Dom Odilo agradeceu a todos e pediu orações pelo Conclave. Antes da bênção final, o Cardeal acolheu um casal de idosos que celebrava 70 anos de vida matrimonial. Muito simpático e descontraído, Dom Odilo perguntou ao casal o segredo para uma vida a dois tão longa, e ainda brincou: “Quando vocês se casaram eu nem era nascido”, arrancando risos e aplausos da assembléia.

Dom Odilo pedro Scherer durante celebração da Santa Missa / Foto: Clarissa Oliveira

Dom Odilo Pedro Scherer durante celebração da Santa Missa / Foto: Clarissa Oliveira – CN Roma

O que são as Igrejas titulares?

O cardeal, quando é nomeado, recebe o título de uma das igrejas de Roma, apesar dele não desenvolver nelas nenhum tipo de função. Isso simboliza que cada cardeal é colaborador direto do Sumo Pontífice e é um suporte ao Papa no desenvolvimento de suas atividades pastorais.

Dom Odilo se paramento na sacristia da igreja de Satno André Quirinal / Fotos: Clarissa Oliveira - CN Roma

Dom Odilo paramenta-se na sacristia da igreja de Santo André Quirinal / Fotos: Clarissa Oliveira – CN Roma


Daniel Machado de Assis

Daniel Machado de Assis é Brasileiro, nasceu no dia 08/11/1979, em São Bernardo do Campo, SP. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2002 no modo de compromisso do Núcleo. Psicólogo, formado em psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo