Velório do Papa

Cerca de 20 mil fiéis já foram prestar suas homenagens a Francisco

Diretor da sala de imprensa vaticana informou jornalistas sobre alguns dados do primeiro dia de velório público e a respeito da segunda Congregação Geral dos Cardeais

Da Redação, com Sala de Imprensa da Santa Sé

Na Basílica de São Pedro, fiéis aguardam para dar seu adeus a Francisco / Foto: Michael Kappeler/dpa via Reuters Connect

O mundo se despede do Papa Francisco. Só nesta quarta-feira, 23, primeiro dia do velório aberto ao público, cerca de 20.000 fiéis foram prestar homenagem ao Santo Padre. As informações das autoridades competentes dizem respeito ao período entre 11h (hora local, quando começou o velório para os fiéis) e 19h30.

O diretor da sala de imprensa vaticana, Matteo Bruni, teve um encontro com jornalistas, durante o qual fez alguns comunicados. Além do dado sobre o público presente hoje no velório, ele informou que, até o momento, mais de 2.200 jornalistas e profissionais de mídia foram credenciados para os eventos destes dias. O Vaticano já recebeu mais de quatro mil pedidos de credenciamento.

Hoje à noite, e até sábado, todos os dias às 21h (hora local), será rezado um Rosário pelo Papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maior.

Na Basílica de São Pedro, o horário anunciado para visitação pública foi até 0h de hoje, mas diante da grande afluência de fiéis que desejam prestar homenagem ao Santo Padre, não se descarta a possibilidade de estender o horário de abertura da Basílica Vaticana. Os fiéis ainda poderão se despedir do Papa nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25. A missa de exéquias e sepultamento ocorrerão no sábado, 26. 

A fila do lado de fora da Basílica para ver o corpo do Papa Francisco pela última vez / Foto: Joyce Mesquita

Sobre as Congregações Gerais

Bruni também informou que, às 17h (hora local), realizou-se a segunda Congregação Geral dos Cardeais, com a presença de 103 deles. O encontro foi aberto com a oração Veni, Sancte Spiritus, seguida de um momento de oração em sufrágio pelo Santo Padre Francisco.

Durante a Congregação, foi realizado o juramento dos cardeais que ainda não o haviam prestado, conforme previsto pela Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, documento sobre o período de Sé Vacante e eleição do Papa. Também foi aprovado o programa relativo aos Novendiali (os nove dias de luto), conforme já divulgado publicamente. A reunião terminou às 18h30 e a próxima está prevista para amanhã, 24, às 9h (hora local).

As Congregações Gerais são um momento particular em que os Cardeais vão se conhecendo. Além da tomada de decisões do que é necessário organizar para o funeral do Papa, há também a possibilidade de intervenções. Assim, os cardeais podem se conhecer e partilhar preocupações sobre a vida da Igreja.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo