Angelus

Buscar Deus por amor e não por interesse, exorta Papa Francisco

No Angelus deste domingo, 1, o Santo Padre afirmou que é preciso viver um amor verdadeiro, desinteressado e gratuito com Jesus; “Não se ama para receber um favor em troca!”

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco durante oração do Angelus/ Foto: IPA/ABACA via Reuters

Na manhã deste domingo, 1, o Papa Francisco fez a sua tradicional reflexão antes de rezar o Angelus. A oração foi proferida junto aos fiéis reunidos na Praça São Pedro no Vaticano. A narrativa do Evangelho de João da liturgia deste XVIII Domingo do Tempo Comum, em que Jesus é destacado como o Pão da vida, foi o centro da meditação do Pontífice.

O Santo Padre exortou homens e mulheres a buscar uma relação com Deus sem interesse. A busca deve ser por uma relação que “vá além das lógicas do interesse e do cálculo”. Ter com Ele uma relação de amor é o que pede Francisco.

O Papa apontou que no centro de uma fé imatura não existe Deus, mas apenas necessidades particulares. Assim, defendeu que para viver uma relação de amor verdadeiro com o Senhor é preciso interrogar-se sobre os motivos pelo qual O buscamos. O objetivo é fugir da tentação idolátrica que leva a buscá-Lo apenas para o “próprio uso e consumo”, e depois de satisfeitos, “nos esquecemos dele”.

Não ter uma fé superficial e miraculosa

Dirigindo-se aos fiéis e turistas reunidos na Praça São Pedro, Francisco comentou que as pessoas que haviam testemunhado a multiplicação dos pães não haviam compreendido o significado do gesto, “se restringiram ao milagre externo e ao pão material.”

Leia mais
.: “Meditar é encontrar Jesus e nós mesmos”, diz Papa sobre vida interior

Neste sentido, o Santo Padre questionou: “Por que buscamos o Senhor? Por que eu busco o Senhor? Quais são as motivações da minha fé, da nossa fé?”. “Temos necessidade de discernir isso, porque entre as tantas tentações que temos na vida, entre as tantas tentações há uma que poderíamos chamar de tentação idolátrica. É aquela que nos leva a buscar a Deus para nosso próprio uso e consumo, para resolver os problemas, para obter, graças a Ele, o que não conseguimos obter sozinhos, por interesse.”

O Santo Padre prosseguiu observando que a fé permanece superficial e miraculosa. “Buscamos a Deus para matar nossa fome e depois quando estamos satisfeitos nos esquecemos dele”. “No centro desta fé imatura não existe Deus, estão as nossas necessidades.  Penso nos nossos interesses, tantas coisas… É justo apresentar ao coração de Deus as nossas necessidades, mas o Senhor, que age bem além das nossas expectativas, deseja viver conosco sobretudo uma relação de amor. E o amor verdadeiro é desinteressado, é gratuito: não se ama para receber um favor em troca. Isso é interesse, e tantas vezes na vida nós somos interesseiros!”

Purificar a busca por Deus

Mas vem então um segundo questionamento: “Mas como fazer para purificar a nossa busca por Deus? Como passar de uma fé mágica, que só pensa nas próprias necessidades, para uma fé que agrada a Deus?”.

Segundo o Pontífice, o próprio Jesus que responde, afirmando que “a obra de Deus é acolher Aquele que o Pai enviou, ou seja, Ele mesmo, Jesus”:

“Não é acrescentar práticas religiosas ou observar especiais preceitos; é acolher Jesus, é acolhê-Lo na vida, é viver uma história de amor com Ele. Será Ele quem purificará a nossa fé. Sozinhos, não somos capazes. Mas o Senhor deseja uma relação de amor conosco: antes das coisas que recebemos e fazemos, existe Ele a ser amado. Existe uma relação com Ele que vai além das lógicas do interesse e do cálculo”.

Leia mais
.: “Procurar, encontrar e seguir Jesus, este é o caminho”, afirma Papa

Não usar Deus nem as pessoas

Isso, disse Francisco, vale não só em relação a Deus, mas também nas relações humanas e sociais: “Quando buscamos sobretudo a satisfação das nossas necessidades, corremos o risco de usar as pessoas e de instrumentalizar as situações para os nossos objetivos”. 

“Quantas vezes ouvimos sobre uma pessoa: ‘Mas ele usa as pessoas e depois se esquece’. Usar as pessoas em proveito próprio, é feio isso! E uma sociedade que coloca no centro os interesses em vez das pessoas, é uma sociedade que não gera vida. O convite do Evangelho é este: em vez de nos preocuparmos apenas com o pão material que nos alimenta, acolhamos Jesus como o pão da vida e, a partir da amizade com Ele, aprendamos a amar-nos uns aos outros. Com gratuidade e sem cálculos.  Amor gratuito e sem cálculos, sem usar as pessoas, com gratuidade, com generosidade, com magnanimidade”.

Por fim, o Papa rogou à Virgem Santa, Aquela que viveu a mais bela história de amor com Deus, para que conceda a todos a graça de se abrirem ao encontro com o seu Filho.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo