VIAGEM APOSTÓLICA

Bruni: visita do Papa a Papua-Nova Guiné está em “fase preliminar”

Após ministro do país da Oceania anunciar viagem de Francisco, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé esclarece que possibilidade está sendo estudada

Da Redação, com Vatican News

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni / Foto: Reprodução Vatican News no Youtube

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, declarou que uma possível viagem do Papa Francisco a Papua-Nova Guiné em agosto está sendo estudada. Ele se manifestou sobre o tema após o ministro do exterior do país, Justin Tkatchenko, afirmar que recebeu uma “nota oficial” informando que o Pontífice visitará o arquipélago.

O anúncio acontece somente duas semanas depois de a capital do país ter sido atingida por violentos tumultos a partir de 11 de janeiro, resultando em mais de 20 mortes e vários feridos. Tkatchenko contou que uma equipe está trabalhando em “estreita colaboração com o Núncio Apostólico” e “se reunirá para analisar todos os aspectos da visita”. Bruni, por sua vez, indicou que a possível viagem está “em uma fase muito preliminar”.

O diretor recordou que o Santo Padre já havia manifestado o desejo de visitar o sudoeste asiático. Em entrevista recente, inclusive, Francisco falou de uma viagem para a “Polinésia” no segundo semestre deste ano (na ocasião, Bruni esclareceu que o Pontífice se referia a Papua-Nova Guiné). Contudo, o jornalista frisou que não tem informações precisas sobre quais países serão visitados.

Uma viagem do Papa a Papua-Nova Guiné estava agendada para 2020, mas foi adiada devido à pandemia de COVID-19. Em uma entrevista em outubro de 2021, ele afirmou que pensa em ir para o país e para Timor-Leste, para “pagar a dívida” pela visita que precisou ser remarcada.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo