Os bispos do Regional Sul 1 da CNBB se encontraram com o Papa Francisco nesta sexta-feira, 23
Da redação, com Vatican News
Os bispos do Estado de São Paulo, Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se encontraram com o Papa Francisco na manhã desta sexta-feira, 23, no âmbito da visita ad Limina Apostolorum.
Durante o encontro com o Pontífice, o bispo de Registro (SP), dom Manoel Ferreira dos Santos Jr, MSC, entregou ao Papa Francisco uma imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape. Este ano, completam-se 375 anos do encontro dessa imagem e há muitos milagres ligados a ela. “Rezamos para que o Bom Jesus cure o joelho do nosso Santo Padre e lhe dê muita saúde de corpo e de alma para poder nos orientar”, disse dom Manoel ao Vatican News.
O encontro dos bispos com o Papa foi uma oportunidade para fazer perguntas, afirmações, falar sobre a experiência deles de Brasil, “contar a ele o quanto faz bem o seu pontificado para o povo brasileiro e para a Igreja do mundo inteiro”, frisou o bispo.
Papa, cheio de esperança pela Igreja no Brasil
O bispo auxiliar de São Paulo, dom Angelo Ademir Mezzari, também esteve no encontro “de fraternidade e alegria” de quase duas horas com o Papa Francisco, que pediu a todos de viver o ministério episcopal “com profundidade junto ao povo de Deus”. Se da parte dos bispos veio a apresentação de testemunhos e também questionamentos, o Pontífice agregou ao diálogo inclusive temas como a sinolidade, os conflitos, o problema do clericalismo, mas sobretudo temas ligados ao serviço na Igreja e à evangelização:
“De modo geral, todos saíram muito felizes. O Papa estava bem e alegre, cheio de esperança também pela Igreja do Brasil e da América Latina. Um momento que nos anima, bispos, a continuarmos firmes na missão de pastores. Tema inclusive que ele reforçou muito, em relação ao clero, à formação dos seminaristas e acompanhamento vocacional.”
O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, também falou sobre o encontro com o Papa dos bispos das províncias de São Paulo, Aparecida e Sorocaba. Encontro definido por ele “como muito bom”.
O arcebispo de Sorocaba, dom Júlio Endi Akamine, destacou que os bispos puderam experimentar a grande colegialidade. O bispo auxiliar de São Paulo, dom Jorge Pierozan, disse que os bispos tiveram uma boa impressão da fraternidade e zelo apostólico do Papa Francisco. Outro bispo de São Paulo destacou que a palavra-chave do Santo Padre foi proximidade.
Ainda nesta tarde, os bispos celebraram Eucaristia na Basílica de São Paulo para à noite concluir a visita ad Limina com uma recepção na Embaixada Brasileira junto à Santa Sé.