Bento XVI estará no encontro de idosos com o Papa neste domingo

Papa Emérito vai participar do momento de diálogo entre o Papa Francisco e idosos de várias partes do mundo

Da Redação, com Rádio Vaticano e Pontifício Conselho para a Família

Na foto, o primeiro encontro entre Bento XVI e Francisco, em 2013 / Foto: Arquivo - L'Osservatore Romano

Na foto, o primeiro encontro entre Bento XVI e Francisco, em 2013 / Foto: Arquivo – L’Osservatore Romano

A convite do Papa Francisco, o Papa Emérito Bento XVI vai participar do encontro dos idosos e avós com o Santo Padre neste domingo, 28, na Praça São Pedro. Bento XVI vai participar apenas do momento de diálogo, de 9h30 às 10h30; ele não estará presente na Missa.

O encontro intitulado “A benção da vida longa” é promovido pelo Pontifício Conselho para a Família. Entre os que darão seu testemunho no evento, está um casal de idosos, refugiados iraquianos.

Sinos da Igreja de Alqosh, 40 km ao norte de Mosul, na Planície do Nínive, acompanharão o testemunho de Mubarak e Aneesa Hano. Casados há 51 anos, o casal proveniente de Qaraqosh, próximo a Mosul, tem 10 filhos e 12 netos. No encontro na Praça, antes da Missa a ser celebrada na Basílica de São Pedro, eles serão a voz do sofrimento das famílias cristãs de sua terra, que são obrigadas a fugir.

O Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, explicou a presença do casal de iraquianos, dizendo que “o testemunho destes idosos iraquianos recorda a todos que a guerra é realmente uma loucura; esperamos que o mundo – como alertou o Papa Francisco – aprenda esta lição”.

Um vídeo com imagens do Iraque e o som dos sinos da Igreja de Alqosh vão acompanhar as palavras de Mubarack e Aneesa Hano. “É o mesmo som que há 2 mil anos, na Planície do Nínive, junto aos sinos de todas as outras igrejas cristãs, chama à oração, mas que desde 6 de agosto passado foi calado junto ao som de todos os outros sinos”, observa o Pontifício Conselho. No local da cruz, no alto da torre, foi hasteada uma bandeira preta.

No dia 15 de agosto, Festa da Assunção, desafiando o medo e o terror, junto a seus paroquianos, o sacerdote Ghazwan Baho, da Paróquia de Alqosh, e que acompanhará o casal na Praça São Pedro, conseguiu tocar novamente os sinos da sua igreja.

Programação

O evento começará às 8h30. Deste horário até 9h30, os presentes poderão participar de um momento de reflexão com testemunhos relacionados ao tempo da velhice e seu sentido profundo.

O encontro dos idosos com o Santo Padre será de 9h30 às 10h30, um momento em que o Papa terá um diálogo direto com os participantes, na Praça São Pedro.

Às 10h30, haverá a Santa Missa presidida pelo Papa Francisco, concelebrando com uma centena de padres idosos de todo o mundo. Na conclusão da Missa, a oração do Angelus, como de costume, às 12h.

Todos os horários referem-se ao fuso em Roma (no horário de Brasília, cinco horas a menos).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo