Ordo Rituum

As mudanças no rito de iniciação do ministério petrino

A imposição do Pálio e a entrega do anel de pescador serão realizados antes da Missa

Daniel Machado
Enviado especial a Roma

Nesta terça-feira, 19, Solenidade de São José Patrono da Igreja, o Papa Francisco presidirá a Santa Missa que marca o início de seu ministério como Sucessor de Pedro. Trata-se da liturgia pela qual “a Igreja atesta que este ministério [petrino] é, antes de tudo, um dom que Deus faz à sua Igreja” (Departamento para as celebrações liturgicas do Sumo Pontífice).

:: Veja mais fotos no Flickr

Em 2005, um dia depois de ser eleito, o Papa Bento XVI aprovou o documento Ordo Rituum pro Ministerii Petrini Initio Romæ Episcopi, que prescreve os ritos litúrgicos de início de um pontificado.

Segundo o mestre das celebrações liturgicas pontifícias, monsenhor Guido Marini, em entrevista ao jornal L’osevatório Romano, o Papa Bento XVI fez algumas alterações no rito de início de Pontificado do novo Sucessor de Pedro. Segundo Marini, trata-se de “distinguir melhor a celebração da Santa Missa de outros ritos que não são próprios”.

Desta forma, o rito de imposição do Pálio, assim como a entrega do anel de pescador, por exemplo, não são mais realizados dentro da liturgia da Missa, mas em um rito antes da mesma.

Informações sobre o anel do pescador, que será usado pelo Papa Francisco

O secretário particular do Papa Paulo VI, o arcebispo Pasquale Macchi (falecido em 2006), conservava o modelo em cera de um anel feito por Enrico Manfrini para o papa Paulo VI, que representa Pedro com as chaves. Manfrini fez diversas medalhas e outros objetos artísticos para o Pontifice. O Anel nunca havia sido fundido em metal e Paulo VI nunca o usou. Ele usava sempre um feito por ocasião do Concílio Vaticano II.

O arcebispo Pasquale deixou este modelo com outros objetos para Monsenhor Ettore Malnati, seu colaborador por muito tempo. Monsenhor Malnati fez do modelo em cera um anel de prata dourada que foi proposto ao mestre de Cerimônias do Papa Francisco, Monsenhor Guido Marini, junto com outras possibilidades.

O Papa Francisco escolheu este anel de prata, não ouro, como seu Anel de Pescador.

Veja como será o rito da Missa de início do ministério petrino do Bispo de Roma

Significado do Pálio e do anel de pescador

arte-anel-palio


Daniel Machado de Assis

Daniel Machado de Assis é Brasileiro, nasceu no dia 08/11/1979, em São Bernardo do Campo, SP. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2002 no modo de compromisso do Núcleo. Psicólogo, formado em psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo