Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus preparam Capítulo Geral

Religiosas receberam mensagem de encorajamento do Papa Francisco; capítulo geral será a partir de 4 de julho

Da Redação, com Vatican News

Foto: CNA Images

O Papa Francisco enviou uma mensagem às Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus que preparam o Capítulo Geral da Congregação. Fundada pela Beata Madre Clélia Merloni, a congregação tem mais de 100 anos de existência e se reunirá a partir do dia 4 de julho. O tema será “Ama com o Coração de Jesus e vê com os olhos de Clélia”.

A madre brasileira Miriam Cunha Sobrinha é superiora geral da Congregação desde 2016. Em conversa com o Vaticano News, ela comentou a mensagem enviada pelo Santo Padre.

Segundo a superiora, Francisco as estimulou dizendo que elas são especializadas em confiar a Deus as feridas e os espinhos da humanidade e da Igreja. “As palavras do Santo Padre impulsionam-nos a refletir sobre o como estamos vivendo a dimensão da reparação que é própria da espiritualidade do Coração de Jesus e do nosso Carisma e que Madre Clélia viveu profundamente na sua vida de Apóstola. A partir desta reflexão, é preciso dar um passo a mais “confiando ilimitadamente no Coração de Jesus” como a Beata nos ensinou.”

Irmã Miriam afirma que o Capítulo Geral acontece a cada seis anos e as expectativas das Apóstolas são muitas. Trata-se de um evento congregacional e eclesial de revitalização que traz consigo as esperanças de renovar a vida consagrada e a sua missão no mundo. O desejo da Congregação é de atualizar o Carisma a partir da sua linguagem e concretizá-lo na atualidade da Igreja para responder com maior generosidade e profecia aos apelos da humanidade.

O ponto máximo da reunião será a comunhão e a partilha entre as madres, apesar das grandes diferenças de mentalidades e culturas que as caracterizam como Instituto internacional. A madre Miriam afirmou que cada apóstola capitular traz no seu coração sonhos e anseios próprios da sua cultura. Relatou também que a vontade de Deus se manifesta na comunhão dos membros apesar das diferenças, e que todas as madres são chamadas a olhar a realidade atual do Instituto e a projetar um novo caminho para o próximo o período de 2022-2028.

Processo de Canonização

A respeito do processo de Canonização da Beata Clélia Merloni, a superiora madre Miriam afirma que o processo está em um bom ponto e que no mês de setembro será estabelecido no Tribunal ordinário do Vicariato de Roma a disposição dos testemunhos sobre um suposto milagre que aconteceu na Itália por intercessão da Beata.

Após essa fase, explica a superiora, o material seguirá para a causa dos santos, onde será analisado por três equipes: médicos peritos, teólogos e cardeais. Se nas três sessões o suposto milagre for reconhecido como tal, Papa Francisco assinará o decreto para a canonização.

Madre Miriam acredita que a mensagem da madre Clélia para a sociedade moderna é precisamente o perdão, pois cada vez mais se torna difícil perdoar.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo