22 de março

Água é direito humano fundamental, lembra Papa no Dia Mundial da Água

Papa Francisco emite mensagem por data celebrada nesta sexta-feira, 22

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

A água é um bem imprescindível, é preciso cuidar dela para que não se contamine e não seja perdida. Palavras do Papa Francisco em sua mensagem por ocasião do Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira, 22. O tema da data em 2019 é “Não deixar ninguém para trás”.

Na mensagem enviada ao diretor-geral da FAO (órgão da ONU para Alimentação e Agricultura), José Graziano da Silva, Francisco lembra que cada vez mais pessoas sofrem por causa da falta de fontes de água apta para o consumo.

“Por esse motivo, ‘não deixar ninguém para trás’ significa comprometermo-nos para acabar com esta injustiça. O acesso a este bem é um direito humano fundamental, que deve ser respeitado pois está em jogo a vida das pessoas e sua própria dignidade”.

O Papa acredita no trabalho conjunto como algo essencial para erradicar este mal que atinge tantas pessoas, o que será possível a partir da união de esforços em prol do bem comum. Ele também atenta para a necessidade de educar as novas gerações para o uso e cuidado com a água.

“Esta tarefa de conscientização é uma prioridade em um mundo em que tudo é descartável e desprezado e que não estima em muitos casos a importância dos recursos que temos ao nosso alcance (…) Este desafio de educação gerará uma nova visão deste bem, produzindo gerações que valorizem e amem os recursos que nos dá nossa mãe a Terra”.

O Santo Padre menciona ainda o papel que a Comunidade Internacional tem com suas decisões e trabalhos. Ele defende a necessidade de elaborar planos de financiamento bem como projetos hídricos de largo alcance, de forma a superar a visão de converter a água em uma mera mercadoria.

“Peço ao Senhor que os trabalhos e iniciativas realizados neste Dia Mundial da Água beneficiem os que sofrem pela escassez deste bem; e que como dizia São Francisco de Assis, ‘a água, que é muito útil e humilde e preciosa e casta’ sirva para sustento e benefício nosso e das gerações futuras”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo