CARACTERÍSITICAS

Veja as marcas deixadas pelo pontificado do Papa Francisco

O Papa Francisco deixou marcas muitos próprias em seu pontificado. Simplicidade, proximidade e misericórdia eram algumas das características de Jorge Mario Bergoglio.

Reportagem de Catarina Jatobá
Imagens de Arquivo, Vatican News, CTV e Reuters

Francisco da Misericórdia. Francisco do acolhimento e da ternura. Francisco da amizade. O coração vibrava ao encontrar um amigo, fosse este um papa, ou um fiel amigo do passado no meio da multidão.

Um profeta em favor do meio ambiente. “Renovo o meu apelo aos líderes das nações, a fim de que se faça algo mais concreto para limitar as emissões poluentes, é um desafio urgente e inadiável, que diz respeito a todos. Protejamos nossa Casa Comum”, declarou o Santo Padre.

Francisco que repudiou a violência e se solidarizou com familiares das vítimas de barbáries.

O Papa Argentino fez história na sucessão da cadeira de Pedro como o primeiro pontífice latino-americano. “Parece que meus irmãos cardeais tenham ido buscá-lo quase no fim do mundo, mas eis-me aqui”, retratou ele.

Simplicidade era uma de suas marcas. Como arcebispo de Buenos Aires na Argentina, escolheu morar sozinho em um pequeno quarto no prédio da cúria e preparar o próprio jantar.

Andava de metrô, ônibus e quando precisava de avião, ia na classe econômica.
Não era adepto à televisão. Gostava de caminhar pela cidade e tomar café com os sacerdotes.

Francisco do esporte. O Pontífice não escondia seu apreço pelo time argentino do San Lorenzo, de Buenos Aires. E por diversas vezes, acolheu equipes de esporte, abençoou atletas e incentivou a prática.

Francisco dos inúmeros santos. Reconheceu a santidade de centenas de pessoas, entre religiosos e leigos, tornando-se um dos papas com maior número de canonizações da história da Igreja. Lista que contém inclusive a brasileira Santa Dulce dos pobres.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo