VATICANO

Cardeal Baldassare Reina: Francisco foi um sinal luminoso do Evangelho

Missa em sufrágio do Papa Francisco foi celebrada na Basílica de São João de Latrão, nesta segunda, 21, em Roma; Cardeal Reina destacou legado do Papa

Da Redação, com Vatican News

Cardeal Reina durante celebração em Roma / Foto: STEFANO CAROFEIIPASipa USA via Reuters Connect

Na noite do dia 21 de abril, o vigário do Papa para a diocese de Roma, Cardeal Baldassare Reina, presidiu a Missa em sufrágio pela alma do Papa Francisco, na Basílica de São João de Latrão. A basílica ficou repleta de fiéis e religiosos que se uniram para rezar pela alma de Francisco, falecido nesta segunda-feira, 21. Também estavam presentes as autoridades civis, incluindo o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.

Durante a homilia, Reina enfatizou a entrega total de Francisco no serviço da Igreja. “O seu amor pela Igreja, a sua atenção aos últimos, a sua coragem profética e o seu incansável anúncio da ternura de Deus permanecem impressos no coração do povo cristão. Confiemos sua alma à misericórdia do Pai para que seja recebida na paz e na alegria do Reino eterno”, expressou.

O cardeal salientou também o sofrimento de todos os católicos com a morte do Bispo de Roma. “A nossa diocese derrama nesta noite as lágrimas de Maria de Magdala. Da mesma forma, a pergunta feita à mulher é feita à diocese de Roma: por que estão chorando? ‘Choramos nosso bispo’, continuou Reina, “a testemunha do Evangelho, o apóstolo da misericórdia, o profeta da paz, o amigo dos pobres. Sentimo-nos suspensos, como ovelhas sem pastor”. A dor é tão grande que nos sentimos como Maria de Magdala: “estamos perdidos sem o seu corpo, a sua voz, os seus gestos. Fomos o seu povo, a sua diocese”.

Segundo Reina, Francisco foi um Papa que não mudou o caminho frente aos mais necessitados, lembrando que pobres e migrantes foram para ele o sacramento de Jesus no mundo governado pela globalização da indiferença. “O mundo sente o silêncio da sua voz justamente quando sua palavra continua sendo a única capaz de não se render ao fracasso da busca pela paz”, disse.

Os ensinamentos permanecerão

A cidadã romana, Paola, contou como caminhou do bairro Casal Bertone até San Giovanni para assistir à missa em sufrágio do Papa Francisco: “A notícia de sua morte me chocou. Eu o amava muito. Ele era um grande Papa, uma pessoa profunda que era a favor dos pobres”.

Entre os presentes, estavam também alguns peregrinos que estão em Roma para o Jubileu, como um grupo de freiras indianas reunidas em oração. “Nosso Papa se foi, ele nos deixa, mas seus ensinamentos continuam conosco”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo