Marcando o 10º aniversário do pontificado do Papa Francisco, o cardeal Mario Grech diz que um dos dons que ele deu à Igreja nesses dez anos é seu chamado para que toda a Igreja se torne sínoda
Da redação, com Vatican News*
Acredito que um dos presentes que o Papa Francisco deu à Igreja nestes 10 anos é seu chamado para que toda a Igreja se torne sinodal.
A sinodalidade está no centro do seu coração porque ele é um pastor, e acredito firmemente que não há rebanho sem pastor, como não há pastor sem rebanho.
E posso ver isso na personalidade, no ministério e no ensinamento do Papa Francisco, desde o primeiro dia de seu pontificado.
Um benefício e uma graça
Esperamos que nos próximos anos a Igreja Universal não apenas compreenda os benefícios, os benefícios pastorais e as graças que o Senhor está concedendo à sua Igreja por meio deste chamado que o Papa Francisco está fazendo a todos nós para nos engajarmos neste processo sinodal, mas quanto mais a Igreja se torna sinodal, mais se torna consciente dos inumeráveis dons que realmente enriquecem o povo de Deus.
E quando realmente descobrirmos a potencialidade que enriquece o povo de Deus, creio que estaremos em melhor posição para evangelizar, para ajudar a humanidade a encontrar o Senhor Ressuscitado hoje.
Uma mensagem para a sociedade
Quando o Papa Francisco convida a Igreja a recuperar sua dimensão sinodal, ao mesmo tempo envia uma mensagem muito forte à sociedade. Se bem me recordo, na sua Mensagem pelo 50º aniversário da instituição do Sínodo dos Bispos em 2015, diz que a Igreja tem esta missão.
Ela é a portadora da sinodalidade para a sociedade em geral, para que a humanidade seja mais consciente do fato de que ninguém pode ser salvo sozinho, que precisamos caminhar juntos em todas as esferas da vida.
Uma mensagem para os políticos
E esta é uma mensagem forte para a humanidade em geral, até para os políticos, por exemplo, para que possamos realmente ouvir a todos, principalmente aos que não têm voz.
Refiro-me aos pobres, aos excluídos, aos que sofrem injustiças, aos que lutam para preservar a sua dignidade humana.
Uma mensagem para o bem da humanidade
Sim, ele está enviando uma mensagem a todos, para que juntos possamos tentar encontrar uma solução e implementá-la, e tomar decisões que sejam para o bem da humanidade.
Isso não pode ser alcançado individualmente, mas em conjunto.
Portanto, a sinodalidade é também uma espécie de solução que o Santo Padre, que a Igreja está propondo à sociedade de hoje, uma sociedade que infelizmente passa por tantas dificuldades, tantos conflitos.
*Texto originalmente assinado pelo cardeal Mario Grech, Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos